Hospital de Viamão precisa de doadores de sangue

Hospital de Viamão precisa de doadores de sangue

De acordo com a direção da casa, são utilizadas, em média, 150 bolsas de sangue por mês

Fernanda Bassôa

Interessados em aderir à causa e ajudar nos procedimentos de saúde, devem entrar em contato e agendar horário

publicidade

Neste momento de pandemia, o número de doações de sangue e doadores caiu drasticamente em todos os hospitais da região Metropolitana. Entretanto, a rede hospitalar de Viamão que atende uma série de traumas, além dos infectados pela Covid-19, necessita de sangue para a realização de procedimentos diários. Portanto, a instituição de saúde tem realizado uma campanha permanente para que voluntários façam doação de sangue. De acordo com a direção da casa, são utilizadas, em média, 150 bolsas de sangue por mês.

Interessados em aderir à causa e ajudar nos procedimentos de saúde, devem entrar em contato pelo telefone (51) 3485-4718, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e agendar horário para realização da coleta. Pode doar sangue, qualquer pessoa com idade entre 18 e 69 anos, com mais de 50 quilos.

Entre as exceções, estão mulheres grávidas ou que ganharam filhos recentemente, pessoas que fizeram tatuagem a menos de um ano, quem já teve hepatite, sífilis ou doença de chagas, quem testou positivo para HIV, quem faz uso de drogas injetáveis e quem não usa preservativo nas trocas de parceiros. Quem já teve Covid-19 também pode doar, desde que já tenha passado 30 dias após a recuperação.

Além disso, a casa de saúde informa que o tempo de permanência no Banco de Sangue é de aproximadamente 40 minutos e são retirados, em média, 450ml de sangue, volume que é reposto pelo organismo rapidamente.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895