Hospital Dom João Becker adquire equipamento para mais agilidade nas análises de pacientes com Covid

Hospital Dom João Becker adquire equipamento para mais agilidade nas análises de pacientes com Covid

Gasômetro mede, entre outros parâmetros, o nível de saturação de oxigênio no sangue dos pacientes

Fernanda Bassôa

De acordo com a supervisora do Laboratório, Gabriela Hahn, a pandemia acelerou o processo de aquisição do novo equipamento

publicidade

O laboratório do Hospital Dom João Becker, em Gravataí, na Região Metropolitana, adquiriu um equipamento fundamental para o correto diagnóstico e a tomada de decisão em meio ao tratamento da Covid-19. Assim dá para definir o Gasômetro, instrumento que mede, entre outros parâmetros, o nível de saturação de oxigênio no sangue dos pacientes. Essa nova ferramenta vem para auxiliar a atender a crescente demanda por exames dessa natureza. Ele já está em funcionamento no hospital desde o último sábado.

Em janeiro, foram 1.334 exames de gasometria. Já em março, esse número saltou para 3.114 aferições, ou seja, um acréscimo de 233,43% na demanda. Ao todo, são realizadas em média 50 mil exames por mês no Hospital Dom João Becker. De acordo com a supervisora do Laboratório, Gabriela Hahn, a pandemia acelerou o processo de aquisição do novo equipamento.

“Quando comparamos a demanda de gasometrias no mês de janeiro, que já era alta, com as de março, vemos que esse número dobrou. Assim sendo, não seria possível realizar todas as análises em tempo hábil. Por isso, ter mais um gasômetro é tão importante”, afirma. Além da saturação de oxigênio, o instrumento também pode medir índices de dióxido de carbono e do equilíbrio ácido-básico no sangue.

Não apenas o Gasômetro chegou para ampliar o potencial de atendimento do laboratório do Dom João Becker. Outros importantes equipamentos foram adquiridos para dar mais agilidade e precisão nas análises. Um analisador de bioquímica e um analisador de coagulação estão entre as mais recentes aquisições. “São equipamentos bem conceituados e com capacidade de realização de exames e desempenho adequados à nossa rotina”, comenta Gabriela. Esses investimentos visam atender demandas não apenas do hospital, mas também auxiliar os atendimentos das duas UPAs e do PAM de Gravataí.

 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895