Hospital Moinhos de Vento entrega cerca de 100 presentes para crianças do Morro da Cruz

Hospital Moinhos de Vento entrega cerca de 100 presentes para crianças do Morro da Cruz

Ação promovida pelo Instituto Moinhos Social contemplou 13 instituições sociais de Porto Alegre em 2023

Rodrigo Thiel

Cerca de 100 crianças e adolescentes do Morro da Cruz receberam presentes em ação promovida pelo Hospital Moinhos de Vento

publicidade

Cerca de 100 crianças entre cinco e 14 anos atendidas pela ONG Coletivo Autônomo Morro da Cruz, no bairro São José, receberam nesta segunda-feira presentes de Natal em ação do Hospital Moinhos de Vento, através do Instituto Moinhos Social. A comunidade é uma das com maior vulnerabilidade social de Porto Alegre e foi uma das 13 instituições da Capital contempladas pela ação “Adote uma Cartinha, transforme um sonho em realidade”, promovida anualmente pelo Moinhos de Vento.

Em 2023, foram mais de 2,5 mil cartinhas adotadas na campanha. Conforme o CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, a ação contou com a participação solidária de muitas pessoas. “A maior parte foi fruto da solidariedade e da fraternidade de muitas pessoas que são parceiros, funcionários, pacientes, colegas, médicos do Hospital Moinhos de Vento, para entender que Natal é solidariedade, é fraternidade, é esperança, é amor. E entender que 36% da população brasileira, quase 68 milhões de habitantes, ainda vivem abaixo da linha de pobreza, na pobreza ou na extrema pobreza”, destacou.

Marcela sei é assistente pedagógica e psicóloga do Coletivo Autônomo Morro da Cruz. Ela conta que as crianças e adolescentes atendidas na ONG passam por diversas oficinas de integração social e para desenvolvimento profissional. “Esta entrega de presentes é bem especial para eles. As cartinhas foram feitas com a nossa educadora do Hip Hop para que eles pudessem pensar o que é o Natal, o que representa este momento para eles. Então muitos pediram presentes conectados com a música. É um momento muito importante para eles”, contou.


A pequena Ericka Machado de Lima, de 8 anos, foi uma das crianças que ganhou presente na ação. Ela conta que pediu uma boneca de presente na cartinha adotada. “Eu vou brincar bastante com ela. Foi muito legal ganhar este presente. É a minha primeira boneca. Antes eu só tinha ursinho para brincar. E ela ainda fala”, celebrou a criança.

A campanha contou com a participação de dezenas de voluntários e contemplará também as instituições Aldeia da Fraternidade, Escola de Educação Infantil da Ilha do Pavão, Centro Social Padre Pedro Leonardi, Centro Social Marista Irmão Bortolini, Instituição de Educação Infantil Marista Tia Jussara, Casa Menino Jesus de Praga, IEI Lupicínio Rodrigues, IEI Eugênia Conte, Correia Lima (Filantrópica do Farroupilha), Centro de Promoção da Criança e do Adolescente da Lomba do Pinheiro, EEI Renascer da Esperança e CEDEL (Azenha).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895