Hospital Universitário de Santa Maria suspende internação de gestantes

Hospital Universitário de Santa Maria suspende internação de gestantes

A instituição está com superlotação no Centro Obstétrico e na UTI Neonatal

Renato Oliveira

Instituição atende acima da capacidade

publicidade

A direção do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) suspendeu a internação de gestantes de baixo risco em virtude da superlotação no Centro Obstétrico e na UTI Neonatal. Nesta segunda-feira, havia 23 pacientes internadas no Centro Obstétrico, quando a capacidade é de dez leitos, sendo que 13 pacientes estavam em macas e cadeiras, informou o médico e diretor técnico da instituição, Humberto Palma.

Na UTI Neonatal foram colocados seis leitos extras, quando a capacidade é de dez vagas. Em comunicado, a direção do hospital informa que somente estão sendo atendidas gestantes de alto risco e referenciadas por outros hospitais da região. “A UTI Neonatal está fechada e não receberá nenhuma criança até que a situação seja contornada”, afirmou Palma. Ele confirmou que a direção solicitou visitação técnica do Conselho Regional para avaliar a situação da instituição, uma vez que o atendimento além da capacidade coloca em risco a segurança de pacientes e profissionais.

Em nota, a direção alertou sobre a grave crise no atendimento às gestantes em razão do fechamento de maternidades na região. Destaca ainda, que o hospital está solicitando medidas urgentes para a retomada imediata do serviços às gestantes. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895