Hospital Universitário de Santa Maria suspende internações de novos pacientes

Hospital Universitário de Santa Maria suspende internações de novos pacientes

A suspensão das cirurgias passíveis de agendamento é uma medida de contenção da propagação da pandemia

Correio do Povo

O HUSM conta com 10 leitos de UTI exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19

publicidade

O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) suspendeu até esta sexta-feira as internações de novos pacientes eletivos, incluindo cirurgias oncológicas. Procedimentos em pacientes internados serão mantidos, assim como as urgências e emergências. A decisão tomada pela Gerência de Atenção à Saúde, Direção Técnica e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) será reavaliada na reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, marcada para amanhã.

A suspensão das cirurgias passíveis de agendamento é uma medida de contenção da propagação da pandemia no ambiente hospitalar, devido ao aumento do número de trabalhadores da saúde com testagem positiva, à superlotação do Setor de Urgência e Emergência, e a lista de espera de pacientes graves que aguardam leito em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Em razão de todo esse cenário, desde a última sexta-feira, estão suspensos também os acompanhantes de pacientes, visando reduzir o risco de contágio devido à aglomeração nas dependências do hospital. As cirurgias de urgências de emergência seguem mantidas. Desde o início do mês de abril, o HUSM conta com 10 leitos de UTI exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19 e, na última semana, a ocupação ficou entre 70% e 100%.

Diante do avanço da Pandemia de Covid-19 no Estado e do risco do aumento da doença em Santa Maria e região, a superintendente do HUSM, Elaine Resener, anunciou no final da manhã desta quarta-feira, que a gestão irá oferecer, para habilitação imediata, cinco novos leitos de UTI para pacientes contaminados por coronavírus.

O processo inclui a solicitação para o Gestor Estadual para habilitação dos novos leitos, tratativas com a Diretoria de Gestão de Pessoas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para aumento e aceleração na contratação de profissionais da saúde já selecionados e o incremento na compra de medicamentos e outros insumos necessários. É importante esclarecer que as demais áreas e setores do hospital, que atendem outras doenças, não serão afetados.

Conforme último boletim epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira, o município contabiliza 1.020 casos confirmados de Covid-19, 5.964 casos suspeitos e 23 óbitos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895