Hospital Universitário disponibiliza mais cinco leitos de enfermaria para Covid-19 em Rio Grande

Hospital Universitário disponibiliza mais cinco leitos de enfermaria para Covid-19 em Rio Grande

Leitos servirão para atender os casos mais leves ou já em recuperação

Angélica Silveira

O setor foi aberto no último dia 21 com 10 leitos semi-intensivos, sendo todos ocupados em 24 horas

publicidade

Com o crescimento no número de contaminados pelo coronavírus em Rio Grande e na região e o aumento de internações, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Côrrea Jr, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), começou a disponibilizar nesta quarta-feira mais cinco leitos de enfermaria Covid-19.

O setor foi aberto no último dia 21 com 10 leitos semi-intensivos, sendo todos ocupados em 24 horas. O espaço foi adequado para o funcionamento de 20 leitos semi-intensivos, todos dotados de ventiladores pulmonares e monitorização. Os equipamentos necessários foram adquiridos com recursos da Ebserh e da empresa Yara Brasil, contudo, devido à alta demanda, a entrega dos aparelhos ainda não foi realizada e devem ocorrer ainda na primeira quinzena deste mês.

Com isto, os 10 primeiros leitos foram abertos todos com respiradores e equipamentos que foram realocados de outras unidades de internação do próprio hospital. Estes cinco novos leitos de enfermaria, inicialmente sem monitorização, servirão para atender os casos mais leves ou já em recuperação de Covid-19.

Conforme a assessoria do HU, quando os equipamentos chegarem, eles devem ser transformados em leitos semi-intensivos. A abertura dos leitos também ocorreu em função do chamamento de profissionais de enfermagem aprovados em processos seletivos emergenciais.

Com isto, o HU passa a contar com 15 leitos de enfermaria, além de oito no Serviço de Pronto Atendimento e quatro de UTI pediátrica voltados ao atendimento exclusivo de casos suspeitos e confirmados de Covid-19. O hospital também conta com o Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia que processa testes tipo RT-PCR, com resultado entre 24 e 72 horas, para os municípios de Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895