HPS de Porto Alegre reabre banco de sangue

HPS de Porto Alegre reabre banco de sangue

Unidade de coleta e transfusão vai atender o público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h

Felipe Samuel

O humorista Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana, participou da reabertura da unidade de coleta do HPS

publicidade

O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) retomou nesta terça-feira a doação de sangue na unidade de coleta e transfusão do hospital. Fechado desde 2018, o local vai atender o público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, no Bom Fim. O humorista Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana, participou da cerimônia de reabertura da unidade.

“Estamos celebrando a reabertura do banco de sangue do HPS. Todo mundo conhece o HPS e sabe da importância para Porto Alegre e todo o Estado. Ter aqui dentro o banco de sangue funcionando, além de aproximar essa necessidade toda, vai aumentar bastante o estoque de sangue, que normalmente é necessário para ações do HPS”, afirma Kobe. O artista lembra que cada doação ajuda até quatro pessoas. “Todo mundo sabe da importância da doação de sangue”, destaca.

A diretora-geral do HPS, enfermeira Tatiana Breyer, explica que o reinício dos trabalhos na unidade, localizada em uma região importante da cidade, é fundamental para os pacientes que necessitam de doação de sangue. Ela afirma que o serviço é uma parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, que também vai continuar fazendo uma parte do processamento de sangue. “A gente vai ter na cidade dois lugares onde as pessoas vão poder doar, no HPS e no Hemocentro”, ressalta.

Por ora, a coleta será realizada apenas durante a semana, mas a ideia é ampliar para o sábados. Conforme Tatiana, interessados em doar sangue podem fazer cadastramento e agendar dia e horário. “Também podem vir espontaneamente para fazer a doação de segunda a sexta pela manhã, até meio-dia”, frisa. “A gente vai atender em média de 16 a 20 pessoas por dia nesse primeiro momento. A ideia é ampliar para o período da tarde”, completa.

As pessoas devem necessariamente fazer agendamento prévio pelo telefone 51 99531-0585 (WhatsApp) para realizar a doação. Os primeiros horários já estão disponíveis nesta quarta-feira. O candidato precisa atender alguns requisitos: estar em boa condição de saúde; pesar mais de 50 quilos; ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 precisam de autorização de um responsável); ter dormido no mínimo seis horas nas últimas 24 horas, não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis, entre outros.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895