HUSM cria Ambulatório Regional de Saúde Ocular dedicado à crianças de 4 a 12 anos

HUSM cria Ambulatório Regional de Saúde Ocular dedicado à crianças de 4 a 12 anos

No local, ocorre campanha de arrecadação de armação de óculos infantis

Renato Oliveira

Criação do Ambulatório Regional de Saúde Ocular tornou o acesso ao atendimento mais dinâmico

publicidade

Com o fim do projeto Saúde na Escola, que funcionou de 2015 até 2019, no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), as crianças das escolas da rede pública, que precisavam de atendimento oftalmológico, ficaram desassistidas. Graças ao empenho e parceria entre a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) e o HUSM foi criado o Ambulatório Regional de Saúde Ocular Zé Olhinho e Maria Pupila, dedicado para crianças de 4 a 12 anos. Serão ofertadas 20 consultas semanais no HUSM.

A titular da 4ª CRS, Fabrícia da Silva Costa, cita como exemplo a dona de casa, Patrícia Souza Cavalheiro do Amaral, que conhece bem o trabalho dos profissionais de oftalmologia do Hospital Universitário. Durante os atendimentos do Projeto Saúde na Escola, os três filhos dela descobriram problemas de visão, após exames. A primeira a retornar ao HUSM, agora para o recém-inaugurado Ambulatório Regional de Saúde ocular, foi a caçula Martyna, 11 anos.

A primeira vez que esteve no HUSM, a menina chegou encaminhada pela professora da Escola Coqueiros, de São Vicente do Sul, que desconfiou da letra pouco legível e do fato de a menina sentar na frente do quadro e apertar os olhos para ler e escrever. Martyna estava no primeiro ano. “Esse projeto é muito importante. Meu filho mais velho e o do meio também descobriram aqui o problema de visão. Os óculos ajudaram muito nos estudos e aprendizagem deles” afirma Patrícia.

A criação do Ambulatório Regional de Saúde Ocular tornou o acesso ao atendimento mais dinâmico. Agora, a criança não precisa passar por consulta médica no Posto de Saúde. “O fluxo de acesso ao ambulatório parte da escola. O professor, na sala de aula, vai observar os sinais sugestivos de alteração da visão. Ele preenche o encaminhamento elaborado por nós. Entrega para os pais que irão levar o documento na Secretaria de Saúde do seu município de origem, onde é feito o cadastro da criança no SISREG. A criança entra em uma fila de espera e eu faço a regulação e o agendamento conforme a oferta de vagas”, afirma Maiara Santos Gonçalves, fonoaudióloga da 4º CRS, integrante da equipe que implantou o novo ambulatório.

O projeto abrange os 33 municípios da 4ª CRS. Os atendimentos estão ocorrendo nas segundas e terças-feiras de manhã, quarta-feira de tarde, e na quinta-feira o dia todo.

O HUSM e a 4º CRS estão promovendo uma campanha para arrecadação de armação infantil. Quem tiver óculos sem uso em casa, pode levar a armação até a Unidade de Comunicação do Hospital Universitário de Santa Maria, no andar térreo, ao lado da portaria principal. Durante os cinco anos de funcionamento do projeto Saúde na Escola, no HUSM, foram feitos 3.765 atendimentos e confeccionados 2.654 óculos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895