IBGE começa preparação para Censo 2020 no Vale do Rio Pardo

IBGE começa preparação para Censo 2020 no Vale do Rio Pardo

Dados serão coletados de agosto a outubro do próximo ano

Otto Tesche

Processo seletivo para contratação de funcionários deve ocorrer em setembro

publicidade

A agência regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerrou, nessa sexta-feira, em Santa Cruz do Sul, o roteiro de reuniões de planejamento e acompanhamento do Censo 2020, pelos 14 municípios da área de abrangência. A atividade teve por objetivo chamar a comunidade para a pesquisa do próximo ano para ser parceira do instituto, com o intuito de dar transparência e agregar esforços para facilitar o trabalho. O encontro no Centro de Gestão e Qualificação Municipal, no antigo Espaço Assemp, no Parque da Oktoberfest, reuniu servidores de diversas secretarias da Prefeitura, representantes de entidades e órgãos que participam das avaliações mensais para compor os dados sobre a produção agrícola.

O chefe da agência regional do IBGE de Santa Cruz do Sul, Luiz Eduardo Braga, destaca que o levantamento de dados do próximo ano terá ainda mais importância diante da não realização da Contagem Populacional de 2015 por falta de recursos. “Com isso, estamos com dez anos de defasagem nos dados”, disse. Braga ressalta a necessidade do apoio logístico dos municípios no trabalho. Por isso, em abril deste ano houve os primeiros contatos com as prefeituras para articular o auxílio.

O trabalho de coleta dos dados para o Censo 2020 vai ocorrer de agosto a outubro do próximo ano, tendo como data base 31 de julho. O primeiro processo seletivo para a contratação dos funcionários para o trabalho está previsto para setembro, com duas vagas de coordenadores censitários para a região. No início do próximo ano, haverá o lançamento do edital para a contratação de 15 supervisores e entre março e abril deve ocorrer o concurso para definir o preenchimento das 125 vagas de recenseadores. O chefe da agência do IBGE de Santa Cruz do Sul destaca a importância da comunidade divulgar o concurso para que pessoas de todas as regiões participem do processo seletivo.

Além das reuniões preparatórias nos municípios, o IBGE enviará materiais didáticos para as escolas, através do projeto IBGE Educa. Isso possibilitará aos alunos o conhecimento sobre estatísticas e o próprio Censo, tornando-os multiplicadores de informação. Para a pesquisa de campo, os recenseadores utilizarão o dispositivo móvel de coleta. O sigilo da informação estatística está resguardada, conforme estabelece a legislação. “O IBGE não pode sequer abrir informação para terceiros sobre onde mora a pessoa recenseada”, destaca Braga.

Entre os municípios da região, apenas Gramado Xavier, Herveiras e Mato Leitão não terão pontos de coleta de dados durante o recenseamento. Os dados serão encaminhados aos pontos em Barros Cassal, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, respectivamente. Braga observa que o instituto estabeleceu como parâmetro para disponibilizar o serviço apenas as localidades com mais de 4 mil habitantes no Censo de 2010.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895