IGP inicia impressão de documentos de identidade
Inicialmente o atendimento será realizado no abrigo Centro Vida, em Porto Alegre, e Ulbra, em Canoas
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O Instituto-Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul iniciou nesta sexta-feira a emissão simplificada dos documentos de identidade para pessoas afetadas pela enchente. Inicialmente o atendimento será realizado no abrigo Centro Vida, em Porto Alegre, e Ulbra, em Canoas.
Outros locais receberão atendimento à medida que a instituição for concluindo os trabalhos. Para atender a necessidade urgente dos cidadãos, o IGP irá fazer a reimpressão do documento mais recente emitido pelo órgão.
Para a diretora-geral da instituição, Marguet Mittmann, a ação significa um importante passo. “Ter a carteira de identidade devolve às pessoas afetadas a sua cidadania, pois a carteira de identidade é necessária para obter outros documentos e acessar benefícios e serviços, como atendimento médico, por exemplo. Estamos começando esta ação nos abrigos para acolher a população que está em vulnerabilidade. Na sequência, iremos atender os desalojados que não estão em abrigos, mas também perderam toda a documentação”, explica.
Segundo a diretora do Departamento de Justiça da A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Viviane Viegas, a disponibilização do acesso facilitado à segunda via das documentações é crucial para as pessoas. “As ações de documentação básica, neste momento de crise, são fundamentais para o acesso aos direitos das populações atingidas, alcançando cidadania na prática”, frisou.
Por meio de um formulário, a SJCDH irá fazer um levantamento das pessoas que não possuem documentação e informar ao IGP, para otimizar a confecção. A expectativa das secretarias é atender pelo menos dois abrigos por dia, até que toda população abrigada seja abrangida.