Imbé não irá liberar Habite-se caso não haja lixeira instalada corretamente

Imbé não irá liberar Habite-se caso não haja lixeira instalada corretamente

Poder municipal orienta que residências tenham equipamento com tampa e em uma altura que impossibilite o alcance de animais

Priscila Serpa Leao

publicidade

A Prefeitura de Imbé vem ressaltando a importância da Lei Municipal 1489/13 que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de lixeiras nos imóveis da cidade, sejam eles residenciais ou comerciais. Caso não haja um local adequado para destino do lixo até seu recolhimento, o município vetará a liberação da Carta de Habite-se, que é o documento que atesta que o imóvel foi construído seguindo as exigências da legislação local. 

A legislação tem o intuito de evitar o acúmulo de resíduos em sarjetas e meio fios, o que amplia as condições favoráveis à manutenção da ordem e limpeza urbana. Ainda assim, é comum pessoas deixarem seus lixos nestes pontos ou pendurados em postes e árvores. 

A ação torna-se importante em função de problemas como entupimento de valos, proliferação de vetores e outros. A sugestão é que a lixeira seja alta, pois fica livre do alcance de animais que reviram o lixo, que de preferência possua tampa e fique disposta em local apropriado, em um canto da calçada. Para os comerciantes, a orientação é a aquisição de containers de lixo, nos modelos móveis e de plástico. A prefeitura lembra também que a disposição inadequada de sacos de lixo em áreas públicas é proibida e passível de multa.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895