Infraestrutura da ponte da Avenida dos Municípios, no Vale do Sinos, será concluída até sexta-feira

Infraestrutura da ponte da Avenida dos Municípios, no Vale do Sinos, será concluída até sexta-feira

Construção, que terá 44 metros de comprimento e 12,6 m de largura, ligará Novo Hamburgo e Campo Bom

Correio do Povo

Blocos de fundação no lado de Campo Bom estão concluídos e ferragens dos pilares começaram a ser instaladas

publicidade

Com a construção aprovada em 1989 e a finalização adiada por, pelo menos, três vezes, a ponte na Avenida dos Municípios, que ligará Novo Hamburgo e Campo Bom, no Vale do Sinos, começa, finalmente, a tomar forma.

A instalação da infraestrutura – que corresponde à concretagem dos blocos e das vigas de fundação - deve ser totalmente concluída até sexta-feira. No lado de Campo Bom, essa etapa já está finalizada, agora falta encerrar os trabalhos no outro lado da ponte – que terá 44 metros de comprimento e 12,6 m de largura.

Diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Rogério Uberti espera que a obra esteja totalmente concluída em abril deste ano. Os recursos - R$ 1,48 milhão – já estão garantidos pelo Tesouro do Estado. "Hoje a comunidade pode constatar a evolução dessa obra. Tiramos do papel uma demanda que se arrastava há décadas e pretendemos concluí-la até abril deste ano”, garantiu.

Com a conclusão da infraestrutura nas extremidades da construção, a próxima etapa é finalizar a parte média da ponte, que já está em andamento. De acordo com o Daer, as ferragens já foram colocadas para instalar os pilares. Após a colocação das peças de concreto, será a vez das travessas, que são os elementos responsáveis pela sustentação da pista elevada.

A obra

A construção da ponte sobre a Avenida dos Municípios, que liga Novo Hamburgo e Campo Bom, foi aprovada em 1989 pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

Quase três décadas depois, a ponte está recém tomando forma. A primeira expectativa era de que ela fosse concluída em 2013, passando para 2014, depois 2016 e agora 2018.

Orçada em R$ 1.483.218,55, a ponte terá 44 metros de comprimento e 12,6 m de largura.

A obra está sendo realizada pela EPT Engenharia, que foi contratada pelo Daer.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895