Iniciadas obras de reconstrução da estrada que leva ao Pontal da Barra, em Pelotas

Iniciadas obras de reconstrução da estrada que leva ao Pontal da Barra, em Pelotas

Desde setembro do ano passado, o acesso à comunidade estava sendo feito a pé ou de barco

Angélica Silveira

Caso o tempo siga sem chuvas, a previsão é que a obra dure 45 dias.

publicidade

A recuperação da estrada que dá acesso ao Pontal da Barra, no Laranjal, em Pelotas começou a sair do papel nesta semana. O trajeto fica às margens da Lagoa dos Patos. Com investimento de R$ 675 mil, a obra é uma alternativa de forma emergencial para garantir o restauro imediato da via. Caso o tempo colabore, a previsão é que a obra dure 45 dias.

Em consequência das chuvas que atingiram a cidade no ano passado, o local ficou com trechos danificados, comprometendo o acesso dos moradores. Na localidade, moram em torno de 60 famílias, em sua maioria pescadores. Para chegar ao local as únicas opções eram de barco, ou a pé.

Inicialmente, está sendo realizado o espalhamento e compactação de material. A partir da utilização de uma escavadeira e de um rolo compactador, os maquinários realizam a distribuição e nivelamento das cargas de saibro britado, que devem garantir a sustentação necessária ao local.

Quanto ao projeto, visualmente, o resultado deve ser semelhante a estrada que existia antes dos estragos causados pelas chuvas. O trecho que apresenta maior necessidade de intervenção tem aproximadamente 700 metros e também deve receber alargamento do leito da via, passando a ter após a obra quatro metros de extensão.

A Prefeitura já realizou o cadastro de recuperação junto a plataforma da Defesa Civil Nacional para uma solução definitiva para o local. As equipes trabalham agora na construção de um Termo de Referência, para que Pelotas possa estar apta para a contratação do projeto de revitalização definitiva da estrada.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895