Cidades

Iniciam obras na ponte que havia sido danificada pelas enchentes na cidade de Nova Santa Rita

A obra sobre o Arroio Caju inclui a instalação de galerias que vão melhorar a fluidez da água, evitando o problema dos alagamentos em dias de chuva intensa

Durante as obras o trecho ficará totalmente interditado para o tráfego de veículos e pedestres
Durante as obras o trecho ficará totalmente interditado para o tráfego de veículos e pedestres Foto : Jesiel Boschetti / Prefeitura de Nova Santa Rita

Teve início nesta semana a construção da nova alça da ponte sobre o Arroio Caju, que dá acesso à localidade de Itapuí, na cidade de Nova Santa Rita. A estrutura havia sido danificada pelas fortes chuvas, seguidas pela enchente de maio, seguia operando em sistema de vai e vem, com tráfego limitado a apenas uma pista.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Juliano Furquim, a obra inclui a instalação de galerias com dimensões de dois metros por dois metros, substituindo os antigos canos de 0,80 metros de circunferência. “Essas galerias irão melhorar significativamente a fluidez da água, solucionando o problema de ‘estrangulamento’ que ocorria nos períodos de chuva intensa. O objetivo é evitar alagamentos na região”, afirmou o secretário.

Também está previsto o alargamento da infraestrutura, pois trata-se de uma passagem estreita com mais de 40 anos. Conforme a Administração, ela será mais larga e cumprida, com a construção de um passeio para proporcionar mais segurança aos pedestres. O custo das intervenções e melhorias somente na ponte sobre o arroio Caju é de R$ 1 milhão.

Durante as obras, que devem perdurar por cerca de 20 dias, o trecho ficará totalmente interditado para o tráfego de veículos e pedestres. A Coordenadoria de Trânsito orienta os motoristas a utilizarem rotas alternativas, entre elas a estrada dos Pires, estrada Zé Maria e estrada do Luizinho para veículos leves e para veículos pesados os trajetos avaliados como mais seguros são as estradas Amilton Amorim (Transaçoriana), Álvaro Ignácio Fernandes (Estrada Nova) e do Luizinho.