Inundação em Porto Alegre paralisa três estações da Trensurb
Com fechamento temporário das estações Mercado, Rodoviária e São Pedro, usuários enfrentam filas para fazer baldeação

publicidade
Com o fechamento temporário das estações Mercado, Rodoviária e São Pedro da Trensurb em função de alagamento nos trilhos, os usuários do transporte coletivo enfrentaram problemas no final da tarde desta terça-feira para retornar para suas casas. A reportagem do Correio do Povo esteve na Estação Mercado, em Porto Alegre, para verificar a situação.
A interdição entre as estações Mercado e São Pedro começou por volta das 16h20min. No Centro Histórico, por volta das 17h, uma fila de pessoas se estendia entre a Júlio de Castilhos e o Largo Glênio Peres para aguardar o ônibus que realiza a baldeação até a estação Farrapos. Outros usuários se viram surpresos com a suspensão de embarque e buscaram alternativas como carros de aplicativos, ou carona com amigos.
O fiscal de loja Thales Gabriel dos Santos, que desembarca na estação Esteio, teve problemas para voltar para casa após o trabalho e ficou indignado. Ele esperou por volta de 30 minutos na fila. “Cheguei aqui e não tinha nenhum trem. Os seguranças que estão na entrada orientaram para aguardar um ônibus que está levando até a estação Farrapos. A gente não devia estar passando por isso, porque tem muita gente aí, pai de família, mãe de família, levando mantimento para a casa e a gente tem que passar essa vergonha aí", lamentou.
O pedreiro Matheus Felipe Costa estava há mais de 40 minutos na fila. Ele esperava desembarcar na estação Santo Afonso, em Novo Hamburgo, e amargava a espera. “Faz um tempinho que estou aqui aguardando o ônibus. Já estamos acostumados com essa situação, mas nos pegou de surpresa. A orientação que deram era para ficar na fila, que o ônibus ia levar até a Farrapos”, disse.
Em nota, a Trensurb informa que, no momento, os trens circulam somente entre as estações Farrapos e Novo Hamburgo devido ao alagamento da via. A EPTC e a Metroplan foram acionadas para providenciar transporte emergencial por ônibus entre as estações Mercado e Farrapos. Segundo a Trensurb, cerca de 12 ônibus estão fazendo o trajeto.