Cidades

Inundação do rio Jaguarão retira das suas residências mais de 170 pessoas

Número pode ser bem maior, pois a Defesa Civil não está conseguindo acessar todos os locais na zona rural

Mais de 40 famílias foram afetados pela inundação do rio Jaguarão, em Jaguarão
Mais de 40 famílias foram afetados pela inundação do rio Jaguarão, em Jaguarão Foto : Prefeitura de Jaguarão / CP

O nível do rio Jaguarão, no município da zona Sul do Estado, chegou a 5,18m e segue inundando parte de Jaguarão, já que a cota de inundação é de 4,50m. Ele chegou a ficar 5,25m acima do normal. De acordo com a Defesa Civil do município (DC), 43 famílias estão fora das suas residências, totalizando 172 pessoas. Destas, três famílias estão desabrigadas, totalizando sete pessoas. Cinco delas encontram-se acolhidas no Ginásio Dario de Almeida Neves, o Ferrujão.

Ainda de acordo com a DC, na zona rural, as equipes ainda não conseguiram acesso a todas as propriedades devido às condições de isolamento causadas pela água. A estimativa é de que mais de 200 famílias possam estar afetadas na região. A Defesa Civil e as equipes da Prefeitura seguem mobilizadas, realizando o atendimento, acompanhamento e levantamento das famílias atingidas.

A orientação da prefeitura é que as famílias que deixaram suas residências por conta própria devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, para que seja realizado o atendimento e o acompanhamento social necessário, das 8h às 14h. Além desta orientação, o pedido é que os moradores permaneçam atentos às orientações das equipes da Defesa Civil e evitem circular em áreas alagadas.

Caminhões das coletas seletiva e programada de Jaguarão serão utilizados para auxiliar as pessoas que foram atingidas pela enchente. Em caso de emergência, os necessitados podem entrar em contato com a Defesa Civil municipal pelos telefones: (53) 99197-0760 e (53) 99197-0985.

Veja Também