Investimentos em projetos de mobilidade e logística no Vale do Taquari é pauta de entidades regionais com o Estado

Investimentos em projetos de mobilidade e logística no Vale do Taquari é pauta de entidades regionais com o Estado

Reunião online foi realizada na manhã desta quarta-feira, 17 de julho

Correio do Povo

publicidade

A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales - Amturvales, a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari - CIC VT e o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari - Codevat se reuniram na manhã de hoje, de forma online, com o secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella. O objetivo do encontro foi discutir as necessidades urgentes de mobilidade e logística na região após os devastadores eventos climáticos dos últimos meses.

O Vale do Taquari vem enfrentando a cerca de dez meses, quatro dos seis maiores eventos climáticos da sua história, eventos esses que resultaram em muita destruição. Por conta disso, toda a comunidade local está se mobilizando de forma contínua para a reconstrução. Atualmente, a região ainda enfrenta grandes desafios, especialmente em termos de infraestrutura e mobilidade.

Durante a reunião, o presidente da Amturvales, Charles Rosser, evidenciou a participação e a união do Vale e das entidades na busca por soluções. “O Vale bem como as entidades estão unidas. Nós temos hoje a CIC Vale do Taquari, o Codevat, que é legítimo para representar esse movimento, além da classe empresarial unidas nesse processo”, disse.

Segundo Rosser, a proposta foi elencar quais são as principais prioridades do Vale do Taquari. “Nós temos um esboço do nosso plano de trabalho e das prioridades que precisamos que sejam executadas. Dessa forma queremos alargar a comunicação com o Governo do Estado, com a Secretaria assim como com o responsável da pasta para que isso seja alinhado”, frisou.

No encontro, as entidades reforçaram a necessidade de priorizar obras de infraestrutura para minimizar os impactos do maior desastre climático brasileiro vivido na região. O secretário afirmou que as obras de responsabilidade do Estado estão sendo contratadas e que entre os meses de agosto e setembro iniciam as execuções. Sobre as obras de responsabilidade do governo federal ou de governos municipais, a secretaria de Estado comprometeu-se em apoiar as iniciativas e as obras locais.

Confira abaixo as prioridades destacadas:

  • Ponte na rodovia RS 130, entre Arroio do Meio e Lajeado
  • Asfaltamento do acesso da RS 129 – Colinas/Roca Sales
  • Recuperação da RS 332, de Encantado a Soledade
  • Recuperação do trecho entre Muçum e Vespasiano Corrêa, KM 88 da RS 130
  • Conexão entre a Serra e o Vale do Taquari via Ponte Santa Bárbara – São Valentim do Sul/Santa Tereza, ERS-43
  • Conexão entre Vale dos Vinhedos e Vale do Taquari via reconstrução da Ponte Rodoferroviária Brochado da Rocha – Muçum/Roca Sales
  • Recuperação da RS 433 – (Encantado/Relvado)
  • Recuperação do trecho e ponte entre Marques de Souza e Travesseiro
  • Acesso ao Viaduto 13, com a reconstrução da estrada entre Muçum e Vespasiano Corrêa
  • Recuperação do trecho Palmas/Linha Azevedo/Linha Garibaldi
  • Ferrovia Trem dos Vales, com a recuperação dos 46 km do trecho entre Muçum e Guaporé.

O grupo voltará a se reunir com o secretário Juvir Costella em 15 dias, para acompanhar o andamento das obras e os prazos estabelecidos pelo Estado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895