Itaqui promove a II Semana de Conscientização sobre TEA a partir desta terça-feira

Itaqui promove a II Semana de Conscientização sobre TEA a partir desta terça-feira

A programação se estenderá até o domingo com mateada e apresentações artísticas

Fred Marcovici

A Caminhada Azul marca a abertura da Semana de Conscientização sobre TEA de Itaqui nesta terça

publicidade

Nesta terça-feira, data que marca o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, Itaqui inicia a II Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno Espectro Autista (TEA). As ações se desenvolverão até o próximo domingo com atividades que reúnem a "Caminhada Azul”, formação de profissionais, Seminário da Rede TEAcolhe e encontro festivo com mateada.

A programação é promovida pela Prefeitura de Itaqui, por meio da Rede TEA Itaqui, sob a coordenação da secretaria da Saúde (SMS), e inclui os serviços da secretaria de Educação (SME) e de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH), além da participação do Grupo de Pais Anjo Azul e Apae Itaqui.

Na terça, às 18h30min, acontece a Caminhada Azul, com saída do Cais do Porto até o Theatro Prezewodowski, iluminado com as cores TEA (predominantemente azul);

Quarta, às 8h30min: palestra “Falando sobre os primeiros sinais de TEA para profissionais da Saúde”, com o Centro de Referência Regional da Rede TEAcolhe, na Câmara de Vereadores; às 13h30min: Palestra “Direitos da Pessoa Autista e Práticas Desenvolvidas”, com a psicóloga PHD em Educação e professora da Unipampa, Amélia Bastos, autora do livro “Direitos da Pessoa Autista”, também na Câmara.

Na quinta, às 8h e às 13h: o IV Seminário Estadual do Transtorno do Espectro Autista - TEAcolhe de Santa Rosa, ainda na Câmara de Vereadores; sexta, às 13h: Palestra “Os caminhos para o desenvolvimento da linguagem, comunicação e fala”, com o fonoaudiólogo, mestre e doutorando em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM, Vitor Malavolta, na sede do legislativo.

Fechando as atividades, no domingo, às 16h: mateada, brinquedos infláveis, apresentações dos projetos e serviços, apresentação artística e divulgação sobre a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), no Parque Comendador Firmino (Parcão).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895