A Prefeitura de Itaqui, na Fronteira Oeste, ampliará a estrutura destinada ao descarte regular de resíduos domésticos. Já está na cidade uma nova remessa de contêineres adquiridos por meio de processo licitatório. Com os novos equipamentos, o número de equipamentos disponíveis deverá dobrar dos atuais 40 para 80. Os primeiros foram distribuídos em caráter de projeto piloto pela Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Rural (Smoidur).
Os novos itens serão instalados de forma gradual, priorizando pontos de difícil acesso para os caminhões da Eco Verde, empresa responsável pelo recolhimento do lixo, e locais onde há maior demanda de descarte. A distribuição atenderá critérios técnicos, podendo haver remanejamento conforme as necessidades identificadas.
O vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa e o secretário da Smoidur, Gilsemar Lorensi, vistoriaram os equipamentos que começarão a ser instalados nos próximos dias. Assim como na primeira etapa, os contêineres serão posicionados em locais estratégicos para facilitar o descarte adequado de lixo doméstico seco.
Segundo a secretaria, são permitidos apenas resíduos secos, devidamente ensacados, e o descarte solto é proibido. Com a ampliação, as autoridades pretendem aperfeiçoar a limpeza urbana, reduzir o acúmulo de resíduos em áreas públicas e oferecer mais praticidade à população.
- Raças Hereford e Braford têm campeões definidos na 47ª Expofeira de Itaqui e Maçambará
- Vento causa 12 destelhamentos em Itaqui
- Excesso de chuva provoca destelhamentos em Alegrete