Itaqui suspende castrações de animais feitas pela prefeitura até o final do ano

Itaqui suspende castrações de animais feitas pela prefeitura até o final do ano

Medida, conforme a administração municipal, dá-se pela grande procura pelo serviço na última semana

Fred Marcovici

publicidade

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMAI) de Itaqui anunciou que estão suspensas as solicitações de castração de cães e gatos até o final do ano. A medida, conforme a administração municipal, dá-se pela grande procura na última semana. Com isso, a agenda de castrações está lotada até os últimos dias de 2022.

O titular da pasta, Lucian Del Fabbro, destaca que as famílias de baixa renda que possuem o Cadastro Único (CadÚnico) – requisito para solicitar a castração – que ainda não solicitaram o serviço poderão procurar a secretaria a partir de janeiro de 2023. Cabe destacar que, inicialmente, as castrações serão realizadas nas fêmeas.

Para efetuar as castrações, o município dispõe de R$ 80 mil, provenientes de três iniciativas: programa do Governo do Rio Grande do Sul “Melhores Amigos – Bicho sente como gente”; emenda impositiva da vereadora Daniela Sanchotene (MDB); e recurso próprio do Poder Executivo. Além dos animais domésticos das famílias de baixa renda, também podem ser atendidos cães e gatos errantes (que vivem nas ruas) ou que estejam sob a responsabilidade de organizações e associações voltadas à proteção e bem-estar animal.

Para o serviço foi necessário a contratação de uma clínica veterinária. Já o “castramóvel” recebido em junho deste ano, a SAMAI informa que a unidade está em fase de regularização junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895