Jogos Coloniais da 17ª Fenavinho exaltam integração de comunidades

Jogos Coloniais da 17ª Fenavinho exaltam integração de comunidades

Etapas distritais das competições começam neste sábado

Celso Sgorla

Ao todo, são oito modalidades de jogos, todos com fases eliminatórias

publicidade

Às vésperas da 17ª edição da Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), que ocorre de 9 a 19 de junho juntamente com a Expobento, o congraçamento entre comunidades de Bento Gonçalves vem à tona mais uma vez com uma das programações mais divertidas da festa, os Jogos Coloniais. Ao todo, 42 comunidades do interior estão sendo estimuladas por líderes comunitários, entidades, poder público e membros da Fenavinho a se conectarem com a competição. O calendário de provas começa com as etapas distritais, que iniciam dia 7 de maio (sábado), no Vale dos Vinhedos; prosseguem no domingo (8), em Faria Lemos, e tornam a ocorrer nos dias 14 e 15, em Tuiuty e em São Pedro, respectivamente.

Em cada distrito ocorrem eliminatórias para cada uma das oito modalidades dos jogos: Arremesso de queijo; Corrida de carriola; Corrida de barricas; Fazendo bigoli; Cabo de guerra; Jogo de ferradura; Encher garrafão com taça; e Mini 48. As disputas podem ocorrer com times masculinos, femininos ou mistos. Os melhores em cada uma delas, em seus respectivos distritos, ficarão frente a frente para o desafio final dos Jogos Coloniais, dia 21 de maio, na Via del Vino, em meio à programação do Vinho Encanado.

Durante os eventos nos distritos também haverá brincadeiras para envolver as crianças. Elas poderão se divertir com as atividades Jogo das Argolas, Chute no Pneu, Pescaria e Corrida do Saco, realizadas apenas como recreação.

Esse movimento acompanha o trabalho que o comitê da 17ª edição tem priorizado a fim de reconectar o evento à comunidade. "À medida que nos tornamos conhecedores da história, entendemos que a Fenavinho é muito mais do que uma Festa. Em sua essência, ela retrata a força e promove o desenvolvimento do setor vitivinícola de Bento Gonçalves e região. Queremos resgatar esse legado, bem como os valores do trabalho em conjunto, envolvendo todos os agentes públicos, privados e a comunidade na consolidação de sua retomada", disse o coordenador do comitê da 17ª Fenavinho, Roberto Cainelli Júnior.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895