O repórter do Correio do Povo Rodrigo Thiel conquistou o segundo lugar na categoria impresso na 11ª edição do Prêmio ADPERGS de Jornalismo. A cerimônia foi realizada na noite desta quarta-feira, em Porto Alegre, pela Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul.
Com o tema “A atuação de Defensoras e Defensores Públicos em grandes desastres e os impactos para pessoas vulnerabilizadas”, esta edição reconheceu e destacou trabalhos inscritos nas categorias profissional e universitário em diferentes plataformas de conteúdo. Neste ano, o prêmio contou com a participação de profissionais e estudantes de todo o país, visando reconhecer jornalistas e o compromisso com a promoção dos direitos humanos e a defesa das causas sociais.
“A Defensoria Pública executa um trabalho essencial, que busca garantir justiça, garantir direitos fundamentais, justamente para as pessoas mais fragilizadas pelo nosso sistema de produção, pelo nosso sistema econômico. E tão importante na nossa vida, apoiando os valores mais caros construídos em nossa sociedade, os jornalistas que exercem um trabalho de coragem, de independência e de extrema responsabilidade também na divulgação do nosso trabalho. Os defensores e defensoras do nosso estado contam com vocês, jornalistas”, afirmou o presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz.
A reportagem vencedora foi publica na edição de 10 de novembro do ano passado, do CP. Com o título “A dor de não dizer adeus: RS ainda contabiliza 31 desaparecidos em enchentes de 2023 e 2024”, foram destacados o trabalho de buscas, identificação das vítimas e a atuação dos defensores públicos na solução de questões legais envolvendo quem ainda não foi encontrado.
O troféu foi entregue a Thiel pela Defensora pública-geral do Estado em exercício, Silvia Pinheiro de Brum, que destacou a importância de jornalista e defensores em situações extremas como as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos anos.