Jornalista gaúcho, maior colecionador de bonecos Ken do mundo, almeja novos modelos para acervo
Bernardo Guedes foi reconhecido pela Official World Record (OWR) em julho deste ano catalogando 150 unidades diferentes do boneco, namorado da famosa personagem Barbie

publicidade
O gaúcho e jornalista, Bernardo Guedes, reconhecido em julho deste ano pela Official World Record (OWR) como detentor da maior coleção de bonecos Ken do mundo (World's Largest Ken Doll Collection) não se dá por satisfeito com a quantidade de unidades do brinquedo conhecido como namorado da famosa personagem Barbie. Os exemplares que se encontram em perfeitas condições, alguns, até guardados em caixas originais, estão todos agrupados em sua casa, na cidade de Novo Hamburgo.
Apesar de ter catalogado 150 unidades diferentes do boneco, que lhe rendeu a validação do registro, com certificado e nome no livro dos recordes mundiais, ele almeja ainda outros modelos para compor o acervo. Segundo ele, o desejo é pelos novos lançamentos da Mattel, como o modelo com o molde do rosto do ator Ryan Gosling, mas que ainda não chegaram no Brasil. Entre tantos modelos, Guedes tem seu preferido. "Bob, meu primeiro boneco, por toda história afetiva que eu tenho com ele. Fora este, eu gosto muito dos Ken's de filmes, como o Chapeleiro da Alice, e do Piratas do Caribe."
Guedes começou desde jovem a colecionar os bonecos do Ken e foi avó que decidiu dar de presente a ele. "Eu tinha uns 10 anos e gostava de brincar de Barbie com outras crianças, porém naquela época era proibido um menino brincar de bonecas. Então, eu brincava escondido. Até o dia que minha avó decidiu me dar um Ken de presente que na época se chamava Bob." O jornalista destaca por ter passado por esta dificuldade, hoje, levanta a bandeira de que as crianças podem e devem brincar do que quiserem.
"Utilizar os brinquedos para explorar diferentes universos. Por exemplo, uma menina que joga bola pode ser uma grande jogadora de futebol, assim como um menino que brinca de panelinha pode ser um grande chefe de cozinha." A coleção aumenta cada vez mais com a ajuda de amigos e familiares que o presenteiam com os bonecos. "Meus amigos quando viajam para o exterior me trazem bonecos de presente. Já recebi doações de pessoas que não querem mais os brinquedos, mas querem alguém que cuide deles com carinho e eu vou arrecadando e aumentando a coleção."
O jornalista gaúcho conta que sempre quando pode participa de eventos da Barbie, como na pré-estreia do filme Barbie the Movie, em São Paulo, e também na corrida Barbie Run, no Rio de Janeiro, com a intenção de incentivar as crianças a praticarem esporte. Quanto ao título de maior colecionador de bonecos Ken do mundo, Guedes garante que é uma honra. "Fui o primeiro a conquistar tanto o título nacional quanto o mundial. Então o meu nome entrou para a história da Barbie e do Ken. E fico muito feliz de fazer parte deste universo que tanto amo e incentivo as crianças a sonharem com um mundo melhor", conclui.
Sobre o boneco Ken
O boneco Ken foi criado pela empresa norte-americana Mattel, em 1961. Juntamente com as réplicas, surgiu uma vasta linha de roupas e acessórios. No Brasil o lançamento original ocorreu através da Estrela, em 1984, com o nome Bob, mas passou a ser chamado de Ken alguns anos depois.