Jornalistas do Correio do Povo são agraciados no prêmio SEMA-FEPAM de Jornalismo

Jornalistas do Correio do Povo são agraciados no prêmio SEMA-FEPAM de Jornalismo

A solenidade ocorreu nesta quinta-feira no Espaço Fábrica do Futuro, em Porto Alegre

Vitória Fagundes

O prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental 2023 agraciou a editora assistente Karina Reif e o repórter fotográfico Mauro Schaefer

publicidade

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) realizaram nesta quinta-feira, no Espaço Fábrica do Futuro em Porto Alegre, a cerimônia do Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental 2023. Na edição deste ano, foram 150 inscritos em seis categorias. A comissão julgadora foi formada por 21 profissionais da área de comunicação e do corpo técnico da Sema e da Fepam, que avaliaram os trabalhos em nove micro-temas relacionados às causas ambientais. O fotógrafo Mauro Schaefer e a editora-assistente de Economia Karina Reif levaram o segundo e o terceiro lugar nas categorias fotojornalismo e impresso.

Na foto premiada “Um cenário desolador”, Schaefer registrou os impactos da estiagem na Lagoa do Peixe, na região dos municípios de Tavares e Mostardas, em fevereiro. A reportagem de Karina “Economia interessada no meio ambiente”, publicada no caderno Mais Domingo, em junho, mostrou como os setores produtivos podem utilizar técnicas sustentáveis e obter retorno financeiro, contribuindo ainda com a redução de resíduos, de recursos e de tempo.

“Contradizendo uma ideia antiga de que cuidados com o meio ambiente significam aumento de custos ou impedem o desenvolvimento, especialistas e dados da indústria, da construção civil, da agricultura e do urbanismo mostraram que é possível conciliar métodos menos poluentes com os lucros”, contou a jornalista.

Os finalistas receberam um troféu, produzido por apenados do sistema prisional do Estado. O material usado na confecção foi oriundo do reaproveitamento de materiais eletrônicos, que deram forma ao quero-quero, figura central da logomarca do prêmio desenvolvida pelo ilustrador Augusto Barros.

A edição deste ano teve como tema a Inovação ambiental no presente para o futuro. O Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental 2023 tem a coparticipação da Secretaria de Comunicação, e apoio institucional Associação Riograndense de Imprensa (Ari), da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) e da Associação Profissional dos Repórteres (Arfoc).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895