Jovens de Campo Bom aprendem a confeccionar calçados

Jovens de Campo Bom aprendem a confeccionar calçados

Cerca de 300 estudantes participam das palestras e oficinas profissionalizantes

Stephany Sander

O projeto começou em setembro

publicidade

Cerca de 300 jovens estão aprendendo um novo ofício em Campo Bom a partir de oficinas de confecção de calçados da Escola de Sapateiros. A iniciativa faz parte do Projeto de Olho no Futuro, realizado pela prefeitura em parceria com o Sindicato de Sapateiros de Campo Bom. Nas atividades no contraturno escolar os participantes recebem aulas teóricas e práticas, com noções básicas sobre a produção de um calçado, desde a escolha de matérias, corte dos desenhos, até a utilização do maquinário para a costura das peças.

De acordo com o prefeito Luciano Orsi, o De Olho no Futuro atende alunos do 6° ao 9° ano, orientando os jovens para o mercado de trabalho, proporcionando palestras e oficinas profissionalizantes. "Essa iniciativa visa mudar a realidade de jovens que ainda não estão inseridos no mercado de trabalho", afirma. Ele destaca que as oficinas tiveram início no ano passado, por meio de parceria com a Universidade Feevale, Sebrai e Senai/RS, Sindicato dos Sapateiros e empresas Arezzo e GetNet, com sede na cidade.

Aluna do 9º ano da escola Borges de Medeiros, Eduarda Espinosa, 15 anos, faz parte da primeira turma a realizar o curso neste ano. “É algo que vou poder usar no meu currículo futuramente. Como minhas duas avós são costureiras, o que acho mais legal na confecção do calçado é a parte da costura ”, explica. Além das oficinas, o De Olho no Futuro promove palestras e testes vocacionais para os estudantes, realizando ainda oficinas de capacitação de professores. Iniciado em setembro, o projeto segue até dezembro com estudantes de nove escolas municipais.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895