Junta Militar passa a funcionar na sede da Secretaria Municipal de Segurança de Porto Alegre

Junta Militar passa a funcionar na sede da Secretaria Municipal de Segurança de Porto Alegre

Alteração marca última etapa de centralização de serviços da pasta no bairro Azenha

Felipe Faleiro

Sede da SMSeg fica na rua João Neves da Fontoura, número 91, bairro Azenha

publicidade

A mudança de endereço da Junta Militar de Porto Alegre marcou a última etapa da ida dos escritórios da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSeg) para sua sede, na rua João Neves da Fontoura, número 91, junto à Lima e Silva, bairro Azenha. A alteração de local da Junta, válida desde ontem, tem como objetivo, destacou a pasta, da centralização de todos seus serviços vinculados.

Desta forma, passam a funcionar no edifício, além da Junta e da SMSeg em si, o comando-geral da Guarda Municipal, o Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) e as equipes de fiscalização. A nova estrutura tem dois guichês de atendimento, menos do que no passado, em razão da viabilidade de se realizar o alistamento militar, principal serviço executado pela Junta, pela Internet.

Há também um guichê para alistamento online. “Esta mudança já estava programada desde o ano passado, e o acesso ao novo local é bastante facilitado, com ônibus para todas as regiões da cidade”, afirmou o arquiteto Tiago Gabriel Reis, da SMSeg, e responsável pela mudança. Em períodos anteriores, segundo ele, a Junta Militar chegou a ter dez funcionários, enquanto hoje são quatro, dois fixos e dois estagiários.

Embora a alteração definitiva de local tenha ocorrido na quinta, a transição ocorreu entre a última segunda-feira até quarta, quando os serviços da Junta, coordenada pelo Exército Brasileiro, passaram a ser divididos entre o novo endereço e o antigo, o Centro Administrativo Municipal (CAM), no Centro Histórico.

Em caso de dúvidas, a população pode contatar o órgão por meio dos telefones (51) 3289-5057 e (51) 3289-7010. O alistamento militar, obrigatório para todos os indivíduos do sexo masculino que completam 18 anos, ocorre até o próximo dia 30 de junho. Em média, conforme a SMSeg, são realizados 500 atendimentos mensais no local.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895