Justiça prorroga afastamento de prefeito eleito de Viamão por mais 120 dias

Justiça prorroga afastamento de prefeito eleito de Viamão por mais 120 dias

André Pacheco está afastado do cargo desde 12 de fevereiro

Fernanda Bassôa

publicidade

O Tribunal de Justiça do RS decidiu nesta sexta-feira (7), a pedido do Ministério Público, pela prorrogação da medida cautelar que afastou o prefeito eleito de Viamão, André Pacheco, por mais 120 dias. O prefeito está afastado desde 12 de fevereiro após o cumprimento de mandados de busca na Operação Capital. 

Na mesma ação, cinco integrantes do alto escalão da administração municipal e um vereador da cidade também foram afastados de suas atividades políticas. O prazo se encerraria na segunda-feira, dia 10. A decisão também prorroga a proibição da frequência de Pacheco nas dependências do Poder Executivo local e qualquer espécie de contato com os demais suspeitos e testemunhas.  

O Ministério Público investiga a ocorrência de crimes de responsabilidade e fraudes licitatórias em contratos, a partir de 2017. Os prejuízos aos cofres públicos de Viamão são estimados em R$ 10 milhões. As suspeitas são de que tenha ocorrido favorecimento nos contratos relativos a serviços de limpeza urbana e manutenção predial, além da implantação de sistema informatizado no SUS municipal e gerenciamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 

Conforme a decisão da Justiça, a prorrogação do afastamento por mais 120 dias está sujeita à reavaliação em data futura, com consequente abreviação ou renovação, a depender dos elementos eventualmente apresentados.  

O prefeito afastado disse que recebeu ofício sobre a decisão, mas ainda busca ter acesso a todo conteúdo. “Estarei me reunindo com meus advogados no final da tarde para avaliar o assunto, a matéria tratada, e ver se é possível ou viável recorrer, talvez, a uma instância superior. Essa decisão me causa estranheza porque já somam-se 20 meses de investigação. Eu estou absolutamente tranquilo porque nunca obtive nenhuma vantagem pecuniária, econômica ou indevida. Eu busco a justiça e ainda acredito no Judiciário”, disse André Pacheco.  

Atualmente é Nadim Harfouche (PSL) que comanda a Prefeitura de Viamão. Ele assumiu o cargo no sábado (1º) após destituição da Mesa Diretora do Legislativo e composição de uma nova. A pauta aconteceu em sessão extraordinária convocada na sexta-feira (31). Com maioria absoluta, Nadim Harfouche (PSL) foi eleito presidente da Câmara, com o vereador Eraldo Roggia (PTB), como 1º vice-presidente, vereador Maninho Fauri (PSD), como 2º vice-presidente, Rodrigo Pox (PDT) e Fabrício Ollermann (MDB), respectivamente 1º e 2º secretários.

Em decorrência de vacância do cargo de prefeito após a morte do prefeito Valdir Jorge Elias, o Russinho, em 22 de julho, pela linha sucessória, na condição de presidente do Legislativo, o vereador Nadim Harfouche assumiu como prefeito em exercício de Viamão. Antes disso, Evandro Rodrigues, chegou a assumir o gabinete da Administração por uma semana. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895