Legado do South Summit é tema do Menu POA de abril

Legado do South Summit é tema do Menu POA de abril

Edição especial do encontro reuniu autoridades e lideranças empresariais na Associação Comercial de Porto Alegre nesta segunda-feira

Cristiano Abreu

Resultados da terceira edição e planejamento para 2025 estiveram na pauta da reunião

publicidade

O sucesso do South Summit, seu legado após três edições e os desafios para 2025 foram os temas do Menu POA de abril. A edição especial do encontro que reúne autoridades e lideranças empresariais na Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) trouxe o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza; o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes; o presidente do South Summit Brazil e cofundador da 4all, José Renato Hopf, e o superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Luis Nicolas Audy. O objetivo, conforme os organizadores, é provocar reflexões sobre o futuro da Capital e do RS na área da inovação.

Reconhecido como um dos pioneiros da inovação no Brasil, José Renato Hopf refletiu sobre o compromisso coletivo necessário para a excelência e a transformação digital. “O que nos faz diferente? Nós estamos unidos, efetivamente, numa causa de impacto. Não é um evento, é um movimento, a gente quer conectar o nosso Estado a partir de Porto Alegre, com o Brasil e com o mundo. Não teremos inovação se não tivermos transformação social”.

O convidado também destacou momentos importantes de sua reconhecida trajetória de liderança na área de inovação do Banrisul até a fundação de empresas de sucesso como a Getnet é a 4all. Por fim, apontou possíveis caminhos que ao desenvolvimento deste grande evento no próximo ano. “Para o ano que vem, queremos trazer personalidades que investem em inovação, que inspirem, assim vamos gerar impacto cada vez maior”, acredita José Renato Hopf.

José Renato Hopf | Foto: Camila Cunha

“O South Summit ocorre em um momento de maturidade de relações, de compreensão do papel da inovação na sociedade.” Este é o entendimento de Jorge Luis Nicolas Audy. O palestrante, que é referência internacional em ciência da computação e sistemas de informação, abordou os impactos dos ecossistemas de inovação em atividades como o meio acadêmico e nos setores público e privado.

“Este evento transforma a realidade das pessoas, ajuda a resolver, por exemplo, um problema de mobilidade urbana, de luz, de internet. Do ano passado para cá, evoluímos muito nesta trilha social”, completou ou superintendente, que possui ainda destacada carreira no ramo de pesquisa e promoção da inovação.

O vice-governador Gabriel Souza disse que o South Summit é mais que um evento, pois trata-se de uma ferramenta estratégica ao Estado. “A reflexão que proponho é além dos três dias de evento. Faz parte de uma cadeia com municípios, Academia, iniciativa privada e municípios para tornar o Rio Grande do Sul mais competitivo”, aponta Souza.

Para o vice-prefeito da Capital, Ricardo Gomes, a iniciativa destaca Porto Alegre como uma cidade aberta a novas tecnologias e negócios. “Esta edição consolidou o South Summit como ponto de encontro de pessoas, pela terceira vez. Consolida Porto Alegre e a posição do Rio Grande do Sul como Estado que inova”, concluiu.

Reunião de forças

A presidente da ACPA, Suzana Vellinho Englert, destacou a relevância do encontro, lembrando mais uma vez a proposta do South Summit. “É um evento que empolga, que desafia, que transforma. É uma reunião de forças, uma conjunção de pessoas que não estão olhando para si, e sim para o todo.”


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895