Legislativo de Uruguaiana aprova programa de atendimento voltado à dislexia e TDAH

Legislativo de Uruguaiana aprova programa de atendimento voltado à dislexia e TDAH

Proposta visa gerar a detecção precoce, além de encaminhamento adequado para alunos da Educação Básica no município

Fred Marcovici

Matéria foi votada nesta quinta-feira na Câmara de Vereadores

publicidade

Projeto de Lei que cria programa para identificação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento integral do educando com dislexia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) foi aprovado pela Câmara de Uruguaiana. A matéria, de autoria do vereador e médico José Carlos Zaccaro, recebeu pareceres favoráveis nas Comissões Técnicas do Poder Legislativo e foi votada nesta quinta-feira.

A proposta visa gerir, por meio das secretarias e diretorias municipais competentes, a detecção precoce, encaminhamento para diagnóstico com profissionais nas áreas de psicologia, neurologia, psiquiatria e pedagogia nos alunos matriculados na Educação Básica no município de Uruguaiana e ainda proporcionar apoio educacional na rede de ensino e tratamento terapêutico especializado na rede de saúde.

O programa também abrange a capacitação permanente dos educadores para que tenham condições de identificar os sinais, além de realizar as flexibilizações curriculares. “É necessário que as redes de educação básica, pública e privada, com o apoio da família e dos serviços de saúde, garantam o cuidado e a proteção aos estudantes, buscando seu pleno desenvolvimento físico, mental, moral e social, resultando na conquista de uma vida mais digna e melhor”, conclui Zaccaro.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895