Lei cria a Região das Cervejarias Artesanais em 22 cidades do RS

Lei cria a Região das Cervejarias Artesanais em 22 cidades do RS

Objetivo é fomentar turismo e gerar emprego pelos municípios

Correio do Povo

Lei cria a Região das Cervejarias Artesanais em 22 cidades do RS

publicidade

Os diferentes sabores proporcionados por um cardápio de cervejas artesanais que vem crescendo ao longo dos anos agora contam com o advento legal no Rio Grande do Sul. Trata-se da lei sancionada nesta quinta-feira pelo governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, que cria a Região das Cervejarias Artesanais. De autoria do deputado Elton Weber (PSB), o projeto, que foi aprovado por unanimidade, contempla 22 municípios - 14 deles da Rota Romântica e outros oito.

Segundo o presidente da Associação Rota Romântica, Cláudio Weber, o principal objetivo é conseguir fomentar o turismo na região que representa um setor que tem muito potencial de crescimento nos próximos anos. “Agora nós temos uma ferramenta de trabalho, turisticamente falando. Então, como nós coordenamos uma região, o que queremos com isso é primeiramente unir o trabalho em torno desse projeto”, disse.

O governador José Ivo Sartori ressaltou que o texto projeto de lei 38/2016 não foi aprovado unanimemente por acaso e disse que o Estado ocupa local de destaque na produção cervejeira do país, segundo ele, com 119 cervejarias instaladas contando não apenas as artesanais. Também afirmou que o objetivo da nova lei é gerar emprego, renda e sustento, além de incentivar o turismo. Estiveram presentes na cerimônia no Palácio Piratini 20 prefeitos gaúchos e os secretários da Agricultura, Ernani Polo, e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, além de representantes de cervejarias.

Os municípios que integram a Rota Romântica são Novo Hamburgo, São Leopoldo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. Também estão contemplados na Região das Cervejarias Artesanais Alto Feliz, Campo Bom, Feliz, Igrejinha, São Vendelino, Sapiranga, Três Coroas e Vale Real.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895