Leite anuncia melhoria no cruzamento da ERS 118 com a ERS 030, em Gravataí

Leite anuncia melhoria no cruzamento da ERS 118 com a ERS 030, em Gravataí

Medida é reivindicação da prefeitura em virtude dos congestionamentos no local em horários de pico 


Fernanda Bassôa

Parte do aumento no movimento naquele trecho é resultado da instalação de empresas na região

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A prefeitura de Gravataí protocolou na semana passada junto à Superintendência do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em Esteio, um projeto de melhoria na segurança do trânsito entre a ERS 118, Avenida Centenário e Plínio Gilberto Kroeff, na localidade do Distrito Industrial, em Gravataí. Como resposta, na sexta-feira o governador Eduardo Leite sobrevoou a área em questão e anunciou melhorias para o entroncamento da ERS 118 com a ERS 030, em Gravataí. 

O termo de cooperação técnica sugerido pela Administração municipal ao Governo do Estado prevê a instalação de um sistema sincronizado de grupos semafóricos pelo Município. A proposta seria a criação de uma nova faixa para conversão ao Distrito Industrial, possibilitando que o sistema controle todos os movimentos existentes no cruzamento. De acordo com o Governo Estado, o projeto de duplicação da RS 118 que segue em andamento e que tem previsão de conclusão para o fim deste ano, não contempla essa intersecção, no km 22, que dá acesso ao distrito industrial de Gravataí e que fica apenas a 500 metros da freeway (BR 290). 

Segundo o Estado, com a duplicação concluída em trechos da estrada, o trânsito está fluindo bem devido às melhores condições da via. Parte do aumento no movimento naquele trecho é resultado da instalação de empresas na região e o grande fluxo de veículos acaba afunilando no entroncamento, não duplicado, gerando congestionamento, que se acentuam nos horários de pico. Ao sobrevoar a localidade, o governador identificou a problemática, apontando que existe sim um conflito de trânsito a ser resolvido no naquele local. “Demandamos ao Daer dois projetos: um emergencial, que resolva de forma rápida e temporária o problema, e outro da construção de uma elevada e de uma trincheira, que deverá resolver definitivamente”, afirmou o governador. 

De acordo com o governo estadual, a elaboração dos estudos e projetos de viabilidade devem ser incluídos ainda no orçamento de 2021. Conforme a análise preliminar do Daer, a trincheira, que seria usada pelos motoristas que queiram ingressar na área urbana de Gravataí, e um viaduto, que proporcionaria um acesso lateral à ERS 030, poderiam resolver de forma definitiva o fluxo no local. 

“Roleta russa”

Em 2019, a Prefeitura de Gravataí já havia sinalizado pelo menos duas vezes ao Daer a problemática e a gravidade da situação. O secretário de Mobilidade Urbana de Gravataí, Adão Castro, reiterou a necessidade de medida urgente no local. “Aquele trecho se tornou uma verdadeira roleta russa para os usuários da via, e não podemos mais assistir a isso de forma passiva”, ponderou o secretário. De acordo com a Prefeitura, cerca de 70 mil veículos passam pelos cruzamentos e também pela rótula da ERS-118, diariamente.   

A obra de duplicação dos 21,5 quilômetros entre Sapucaia do Sul e Gravataí está na reta final, com 95% do projeto executado. Estão em fase de conclusão o viaduto sobre o Trensurb (no km 1, em Sapucaia do Sul), que deve ser inaugurado ainda neste mês, bem como a restauração total da pista antiga do lote 3 (Km 0 ao 5) e a conclusão do 1,5 km inicial, que serão concluídos até o fim do ano. 


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