Em Santa Maria, o governador Eduardo Leite se encontrou, nesta sexta-feira, com mais de 30 prefeitos e representantes da região Central do Rio Grande do Sul para discutir ações emergenciais diante dos estragos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Durante a reunião, Leite anunciou R$ 60 milhões em apoio direto aos municípios atingidos.
Do total, R$ 30 milhões serão destinados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para a recuperação de trechos danificados e manutenção emergencial de rodovias estaduais por meio dos contratos de conservação. Os outros R$ 30 milhões serão direcionados pelo modelo fundo a fundo da Defesa Civil, com repasses diretos aos municípios em situação de emergência e sem exigência prévia de plano de trabalho.
- Guaíba pode chegar à cota de alerta, e prefeitura de Porto Alegre posiciona sacos de areia e argila no Cais Mauá
- Ponte provisória é levada pela água em Liberato Salzano
- Com apoio de barcos, Bombeiros resgatam famílias e monitoram avanço do rio Jacuí em São Jerônimo
“A prioridade é garantir agilidade. Não vamos esperar relatórios detalhados para começar a apoiar. Vamos repassar de forma emergencial R$ 100 mil a cada município que decretar emergência. Depois, conforme os danos reportados, poderemos ampliar esse valor”, afirmou Leite.
Além das medidas imediatas, o governador destacou a importância de obras mais resilientes para enfrentar eventos climáticos cada vez mais extremos. Citou o trabalho que vem sendo feito com base nos aprendizados da enchente histórica de 2024 e a ampliação da estrutura estadual de Defesa Civil, com reforço técnico e de pessoal.
Leite também ouviu as demandas dos prefeitos e reforçou o compromisso do governo em seguir próximo das prefeituras na resposta à atual situação e na reconstrução. “Contem conosco. Estamos aqui para facilitar e apoiar, com responsabilidade e foco nas soluções. Vamos enfrentar juntos mais esse desafio”, concluiu. Governador também realizou um sobrevoo nas áreas alagadas.