Cidades

Leite lamenta acidente de van que matou adolescentes de equipe de remo de Pelotas

Das nove vítimas, sete são de equipe de remo pelotense

Leite afirma que RS está de luto
Leite afirma que RS está de luto Foto : Pedro Piegas

O governador Eduardo Leite lamentou o acidente de uma van que matou nove pessoas no km 665 da BR 376, em Guaratuba, no Paraná. Sete das vítimas são adolescentes de uma equipe de remo de Pelotas, no Sul gaúcho. O fato ocorreu na noite de domingo.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os jovens tripulavam uma van e retornavam do Campeonato Brasileiro de Remo, em São Paulo. Foi quando, por volta das 21h40min, um homem de 30 anos que guiava uma carreta teria perdido o controle dos freios e colidido na traseira da van.

Durante o evento de retomada de voos comerciais do Aeroporto Internacional Salgado Filho nesta manhã, o chefe do Executivo Estadual prestou solidariedade às famílias das vítimas. "Vou deixar meu abraço mais carinhoso às famílias de Pelotas que neste momento choram a perda de sete jovens de um projeto social e esportivo tão relevante para a comunidade", afirmou.

"O governo do Estado, juntamente da Secretaria de Segurança Pública está ao lado das famílias, acompanhando a prefeitura de Pelotas para garantir que possam ser liberados os corpos para que as famílias possam fazer as suas despedidas e de alguma forma diminuir um pouco o tamanho dessa dor insuportável que devem estar vivendo neste momento", acrescentou. 

O governador também se pronunciou pelas redes sociais a respeito do acidente. "Eles estavam representando nosso Estado com muita honra e talento. Esses jovens eram exemplos de dedicação, superação e orgulho para todos nós. Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional, o Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo", disse em publicação no X. 

O coletivo em que os gaúchos estavam foi projetado à frente e se chocou na parte de trás de um terceiro veículo, um automóvel conduzido por um homem, que estava sozinho e não se feriu. O impacto teria feito a van rodopiar e sair da pista. Na sequência, a carreta também saiu da rodovia e acabou tombando sobre a van.

Dez ocupantes estavam na van. Um adolescente de 17 anos foi resgatado com vida e ferimentos leves. Ele foi levado para o Hospital São José, em Joinville. O motorista da carreta também não se feriu com gravidade e recebe atendimento no mesmo local.

Veja Também