Limpeza de barragem vai melhorar o abastecimento de água em Garibaldi

Limpeza de barragem vai melhorar o abastecimento de água em Garibaldi

Trabalho será realizado por uma empresa privada contratada através de licitação

Celso Sgorla

Será necessário retirar 30 mil metros cúbicos de lodo da barragem

publicidade

A prefeitura de Garibaldi e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informaram que iniciarão nos próximos dias as obras de desassoreamento e a remoção das macrófitas, plantas aquáticas popularmente conhecidas como marrequinhas, na barragem Santa Mônica que abastece de água a cidade.

Conforme estudo do Departamento de Manutenção e Operação da Corsan será necessário retirar 30 mil metros cúbicos de lodo da barragem. O trabalho será realizado por uma empresa privada contratada através de licitação. “Precisamos de agilidade nesse processo. Nossa prioridade é ampliar a oferta de água, sempre com foco na saúde e na segurança do cidadão. Isso é cuidar das pessoas e da cidade”, destacou o prefeito Alex Carniel.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Anderson Dalla Rosa, o processo ambiental já está sendo encaminhado e por contrato a própria empresa prestará a análise para o serviço de licenciamento ambiental da área.
No mês de abril passado a Corsan já havia realizado a limpeza da barragem, onde foram retiradas as macrófitas e em 2020 durante o período de estiagem, com o baixo nível da barragem Santa Mônica, a prefeitura também realizou trabalho para desassoreamento para elevar o volume de água bruta.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895