Cidades

Linha Turismo é retomada em Porto Alegre quatro meses depois das enchentes

Trajeto de ônibus terá quatro saídas diárias, de terças-feiras a domingos

Tradicional ônibus fará, por enquanto, o mesmo roteiro de antes das cheias
Tradicional ônibus fará, por enquanto, o mesmo roteiro de antes das cheias Foto : Camila Cunha

Após quatro meses, foi retomada, na manhã desta sexta-feira, em Porto Alegre, a Linha Turismo, que percorre, de ônibus, os principais pontos turísticos da Capital. Com saída e chegada no Cais Mauá, o transporte terá quatro saídas diárias, às 10h30min, 12h30min, 14h30min e 16h30min, de terças-feiras a domingos, com o mínimo de dez pessoas por viagem. Os veículos possuem painéis pintados pelo artista Leandro Selister com símbolos da cidade. A passagem inteira custa R$ 60, ou R$ 30 para estudantes e demais beneficiários da meia-entrada.

O guia turístico Roque Lemanski será um dos responsáveis pela apresentação dos principais pontos da linha turística oficial de Porto Alegre, como o Centro Histórico e a zona Sul. “Queremos mostrar como a Capital é resiliente, e o gaúcho, de maneira geral, consegue se superar. Agora, neste passeio, queremos dar uma abordagem mais leve a respeito do assunto das cheias”, comentou ele. Antes da abertura ao público, a imprensa pôde percorrer, nesta sexta, o trajeto completo, de 1h30min, a bordo de um dos ônibus, com janelas amplas e vista panorâmica.

Por ora, o roteiro será o mesmo de antes das cheias, porém, segundo a diretora-geral do Grupo Cisne Branco, Adriane Hilbig, pode haver ampliações no futuro. “Isto é um marco muito importante, porque são os serviços da cidade retornando, é a vida de Porto Alegre retornando. Queremos repassar, dentro da Linha Turismo, até onde a água chegou em determinados bairros, o que aconteceu, como podemos nos preparar de uma próxima vez, porque ninguém está livre disto”, comentou ela, se referindo às enchentes.

O ônibus tem capacidade para acomodar 57 passageiros sentados em poltronas equipadas com cintos de segurança individuais. O sistema de som e iluminação são exclusivos, e há televisores exibindo imagens dos pontos turísticos. Enquanto Porto Alegre busca retomar o número de turistas de antes das cheias, já que o Aeroporto Internacional Salgado Filho está inoperante, a linha também é um atrativo para os moradores da cidade. “O porto-alegrense não costuma fazer turismo dentro de casa. Com esta retomada, buscamos que ele veja sua morada de uma forma diferente”, salientou a diretora-geral.