Lixo se acumula em bairros de Alvorada
capa

Lixo se acumula em bairros de Alvorada

Prefeitura contratou nova empresa, que trabalha para normalizar o recolhimento na cidade

Por
Fernanda Bassôa

Pilha de sacolas permanecia hoje na frente da UBS do bairro Piratini

publicidade

Vários bairros de Alvorada registram acúmulo de lixo nesta quinta-feira, como o Onze de Abril, Maria Regina, Piratini, Americana, Sumaré e Bela Vista. No Centro, próximo à prefeitura, pilhas de sacolas também estão nas calçadas. Em frente ao Colégio Estadual Castro Alves, um dos maiores da cidade, uma montanha de sacolas de lixo permanecia ao lado do portão de entrada dos alunos. A cena se repete em frente a prédios de Unidades Básicas de Saúde. 

Diante da rescisão do contrato entre prefeitura e a antiga empresa que realizava o recolhimento de lixo, o Executivo municipal contratou outra para prestar o mesmo serviço por meio de processo emergencial. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Paulo Barbosa da Silva, a assinatura do contrato ocorreu às 20h30min de sexta-feira passada, mas só nesta quarta a empresa passou a operar com 100% dos funcionários e caminhões. “No domingo, foi feito o recolhimento do lixo na avenida principal da cidade, em alguns postos de saúde e escolas. Não esperávamos que a antiga empresa parasse com as atividades do dia para a noite. Acreditamos que o recolhimento se regularize a partir da sexta-feira da semana que vem.”

Segundo o secretário, só na quarta foram recolhidas 182 toneladas de lixo. “Neste final de semana, a empresa vai atuar com mais quatro caminhões, além da frota normal, para dar uma resposta mais rápida para a comunidade.”