A partir desta segunda-feira, os usuários dos cartões TRI e TEU poderão acessar os serviços de bilhetagem eletrônica em um mesmo local novamente. Isso porque a Loja Unificada TRI+TEU, que oferece os atendimentos para os cartões de transporte público em Porto Alegre e na região metropolitana, retoma os atendimentos no endereço tradicional, localizado no Largo Visconde do Cairu, nº 10, no Centro Histórico da Capital. Por conta da enchente de maio de 2024, a loja estava fechada desde então, e precisou passar por um amplo processo de recuperação. A ação foi realizada pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Entre as mudanças, estão novas bancadas, melhorias na proteção do vidro, estruturas de acessibilidade e novos computadores e servidores. O sistema de estação elétrica e de servidores, além do gerador, estão, agora, em uma altura acima de 1,80 metros, buscando minimizar impactos caso ocorra uma nova enchente. O valor de investimento total das obras foi em torno de R$ 1 milhão.
Enquanto o espaço estava fechado, os atendimentos foram mantidos em unidades provisórias, sendo a loja do TEU no Pop Center, e a do TRI na avenida João Pessoa. Agora, os espaços foram desativados e os atendimentos serão concentrados todos no mesmo local.
De acordo com a presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), Tula Vardaramatos, a loja foi pensada para dar mais conforto aos clientes e colaboradores do TEU e do TRI. "Com a inundação, não sobrou nada. A gente teve que fazer investimentos desde o gerador, em todos servidores, na parte elétrica e hidráulica. A gente aproveitou para analisar e fazer uma loja mais moderna", afirma.
Anteriormente, eram atendidas cerca de mil pessoas por dia. A presidente afirma que, conforme os avanços no aplicativo, aos poucos o número de pessoas atendidas poderá diminuir, mas que os espaços presenciais permanecerão aos que preferem o atendimento nessa modalidade. "Mas a gente entende a importância de uma loja bem localizada para atender os clientes que preferem um atendimento presencial", diz.
"Para nós, é uma retomada super importante. Aqui sempre foi um ponto de referência do TEU antigo e depois, quando a gente fez a parceria com o TRI, mais ainda", afirma Erico Michels, diretor do TEU. Segundo o diretor, às 8 horas da manhã, já tinha fila aqui na frente esperando. A loja permite compra de créditos, além de retirada de primeira e segunda via de cartões. "Durante todo esse um ano e meio que estivemos fechados, todos os dias tinha alguém aqui na porta tentando chegar ou perguntando se não estava aberto ainda", complementa.
- Escuridão, pichações e danos em equipamentos: como estão terminais de ônibus em Porto Alegre
- Saiba o que vai funcionar em Porto Alegre na segunda-feira, feriado do Dia do Servidor
- Prévia da inflação: Porto Alegre tem a segunda maior variação do País em outubro, diz IBGE
Entre os usuários que aproveitaram para recarregar seus cartões, está Nilda Mendes, de 70 anos, que mora na Capital. "Pra mim ficou muito melhor", afirma. "É a primeira via que eu vim fazer, e acabei achando aberto aqui. Se não, iria lá no Terminal Triângulo para fazer. Ficou ótimo agora, bem no centro de Porto Alegre", diz Carla Souza, de 43 anos, outra usuária dos cartões.