Lojas de Porto Alegre podem funcionar até a meia-noite a partir de hoje

Lojas de Porto Alegre podem funcionar até a meia-noite a partir de hoje

Nos dias 24 e 31 de dezembro, o expediente das lojas de shopping, centros comerciais e galerias está limitado às 18h, o comércio de rua às 19h

Paula Maia

Horário até 0h pode seguir até o dia 23 de dezembro

publicidade

De acordo com o Sindilojas, neste mês de dezembro, as empresas podem funcionar com a utilização de mão de obra de seus empregados até as 23h e, excepcionalmente do dia 18 a 23 de dezembro, o horário pode ser estendido até 0h.

O sindicato observa que os lojistas da Capital observem as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho firmados entre a Entidade e o Sindec-POA, os quais estabelecem a jornada dos trabalhadores no comércio.

As empresas localizadas nos Shoppings e Centros Comerciais estarão autorizadas a funcionar além das 22h, caso os empreendedores ou proprietários destes locais não exijam o funcionamento obrigatório dos mesmos além das 23h.

Já nos dias 24 e 31 de dezembro, o expediente dos empregados de lojas de shopping, centros comerciais e galerias está limitado às 18h, e dos empregados das demais lojas, localizadas no comércio de rua, às 19h.

Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, está proibido o trabalho dos empregados, salvo nas empresas que possuem regras específicas em Acordo Coletivo de Trabalho firmado com o sindicato patronal respectivo.

O Mercado Público de Porto Alegre terá o horário de funcionamento alterado a partir desta segunda-feira até o dia 31 de dezembro. O estabelecimento funcionará das 7h30 às 19h de segunda a sábado. Domingos, das 8h às 16h. Estará fechado somente nos dias 25 e 1º de janeiro.

Os supermercados de Porto Alegre que realizaram acordos coletivos poderão funcionar normalmente no dia 24 de acordo com o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS), desde que também cumpram as normas estipuladas com o sindicato dos trabalhadores da categoria. No dia 25, está proibido o trabalho dos empregados, salvo nas empresas que possuem regras específicas em acordo coletivo de trabalho firmado com o sindicato laboral.

Os bancos não funcionarão no dia 25 e no dia 26 voltam a funcionar normalmente para atendimento presencial ao público. Nos feriados e fins de semana, a população pode utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

“Mesmo durante feriados, os canais digitais e caixas eletrônicos estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, ressalta o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895