Médicos cubanos iniciam atendimentos em UBSs a partir desta quarta em Esteio

Médicos cubanos iniciam atendimentos em UBSs a partir desta quarta em Esteio

Profissionais atuarão na atenção primária por um período de dois anos 

Fernanda Bassôa

Ooito médicos cubanos iniciarão os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde de Esteio

publicidade

A partir desta quarta-feira, oito médicos cubanos iniciarão os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Esteio, dentro do programa Mais Médico para o Brasil, do Governo Federal. Em momento de pandemia e aceleração de confirmados na cidade e especialmente na região metropolitana, os médicos - que integravam o programa extinto no ano passado e por isso são considerados refugiados - chegam para reforçar os serviços na rede básica de saúde. 

O prefeito Leonardo Pascoal lembra que Esteio tem experiência em recepcionar refugiados, inclusive conta com uma política pública de acolhimento a refugiados. “Cerca de 700 que estão ou já passaram pela nossa cidade, entre venezuelanos, haitianos e palestinos.” O trabalho dos médicos cubanos atuarão na atenção primária (unidades de saúde) por um período de dois anos. 

O Ministério da Saúde arca com o salário dos profissionais e o Município repassa um valor correspondente ao auxílio-moradia e alimentação. Eles terão que cumprir uma carga horária presencial nas UBS de 32 horas e mais oito horas semanais para formação profissional (ensino a distância). 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895