Mais de mil moradores de Chapecó foram atendidos pelo Vacimóvel

Mais de mil moradores de Chapecó foram atendidos pelo Vacimóvel

Veículo iniciou o trabalho de imunização na semana passada e percorre os bairros da cidade

Agostinho Piovesan

Conforme o secretário de Saúde do município, em Chapecó, próximo de 200 mil pessoas já foram vacinadas

publicidade

A secretaria de Saúde de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, informou que mais de mil pessoas já foram imunizadas contra a Covid-19, pelo Vacimóvel. O veículo com equipe de vacinador e agentes iniciou o trabalho na semana passada e percorre os bairros da cidade, facilitando o acesso a quem não conseguiu agendar vacina contra o coronavírus.

O secretário de Saúde, Luiz Carlos Balsan, disse que a iniciativa está garantindo que mais pessoas sejam imunizadas no município com 227 mil habitantes. “Adotamos esta medida inovadora de fazer uma busca ativa das pessoas que não estavam vacinadas, para proteger nossa população contra as novas variantes da Covid”, observa. Balsan informou que as pessoas que tem dificuldade de locomoção estão sendo vacinadas no próprio carro. “Em Chapecó próximo de 200 mil pessoas já foram vacinadas e isso é resultado da estrutura montada pela Administração Municipal a fim de garantir rapidez na imunização”, afirma.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou que nesta segunda-feira, das 13h às 16h30min, o Vacimóvel estará próximo da agência da Caixa Econômica Federal do bairro Efapi e, das 18h às 21h30, na Praça Coronel Bertaso. Já na terça-feira, no bairro Jardim América, a imunização prosseguirá nos demais dias da semana.

A SMS informou que Chapecó está com quase 200 mil pessoas vacinadas, sendo 190 mil com primeira dose e oito mil com Janssen (que era dose única, mas vai ter reforço também). A maioria dos grupos está próximo de 100% da vacinação, em alguns, até ultrapassou a previsão do Ministério da Saúde. A preocupação do Poder Público volta-se ao grupo de adolescentes, de 12 a 17 anos que ainda não se imunizaram. O gerente de Vigilância em Saúde do município, Rodrigo Momoli, informou que há pelo menos quatro mil adolescentes que ainda não buscaram a vacina. “Dos 18 mil adolescentes previstos foram vacinados 13.792 até o momento, o que dá cerca de 75% do total. “Este grupo precisa se imunizar e é importante que os pais orientem nesse sentido, até em função do surgimento das novas variantes da Covid-19”, alerta. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lilian Galão, disse que os adolescentes, além dos locais onde normalmente é aplicada a vacina, também podem procurar o Vacimóvel que circula pela cidade.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895