Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang assume a liderança do V Comando Aéreo Regional

Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang assume a liderança do V Comando Aéreo Regional

Marcelo Fornasiari Rivero se despede de Canoas para atuar como diretor de ensino da Aeronáutica, em Brasília

Fernanda Bassôa

O comandante Major-Brigadeiro do Ar Dang é natural da cidade do Rio de Janeiro e iniciou a carreira militar em 1982

publicidade

O Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) realizou nesta quarta-feira a passagem de comando do Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero para o Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang, que a partir de agora assume os trabalhos locais. A solenidade aconteceu na Base Aérea de Canoas (BACO) e foi presidida pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic.

Emocionado, Rivero disse em seu discurso, ser difícil conseguir expressar tudo aquilo que realmente gostaria. “É difícil tentar dimensionar o que aqui vivi. Impossível tentar expressar em palavras a gratidão imensurável que sinto ao ver tantas pessoas que até bem pouco tempo nem conhecia, compartilhando tanto, oferecendo tanto. Não há como mensurar este sentimento somente com palavras. Eu não fiz nada mais que minha obrigação no desempenho do meu cargo. Reuni talentos, recursos e as competências do efetivo para que houvesse condições necessárias para transformar trabalho em capacidades. Tudo para cumprir nossa missão incondicionalmente.”

Segundo Rivero, que deixa Canoas para atuar como diretor de ensino da Aeronáutica em Brasília, ele não cumpriu a missão sozinho, mas a compartilhou com todos. O Comandante de Preparo, Farcic, falou sobre o profissionalismo a dedicação de ambos e do bem que fazem para a Força Aérea Brasileira. “A mudança de liderança nas organizações é um fenômeno crucial que impulsiona o progresso e a evolução. A transição de um líder para o outro não apenas traz uma perspectiva revitalizada, como também fomenta a inovação, a resiliência e adaptabilidade. Este é um momento marcante que representa não somente a mudança de liderança, mas a continuidade da tradição e da excelência nesta exemplar organização militar.”

O comandante Major-Brigadeiro do Ar Dang é natural da cidade do Rio de Janeiro, iniciou a carreira militar em 1982, sendo promovido ao posto atual em 2020. Possui todos os cursos de carreira e ainda dois MBA: em Gestão de Processos de Ciência e Tecnologia e em Política e Defesa. Antes de assumir o cargo de Comandante do V COMAR, atuou como chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais, chefe da Assessoria Especial Militar do Ministro de Estado da Defesa; Comandante da Ala 1 (DF), foi adido de Defesa e Aeronáutico na República Popular da China e chefe da 3ª Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica. Em sua trajetória profissional recebeu 16 condecorações entre nacionais e estrangeiras.

O V COMAR jurisdiciona todas as organizações militares da Força Aérea Brasileira nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, dentre elas estão a Base Aérea de Canoas (BACO), a Base Aérea de Santa Maria (BASM), a Base Aérea de Florianópolis (BAFL) e do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895