Manual de Boas Práticas na manipulação do pescado é distribuído em Rio Grande

Manual de Boas Práticas na manipulação do pescado é distribuído em Rio Grande

O material exemplifica maneiras adequadas no trato com os alimentos, inclusive quanto ao uso de equipamentos e instalações

Angélica Silveira

O material exemplifica maneiras adequadas no trato com os alimentos

publicidade

Já está disponível em Rio Grande o Manual de Boas Práticas na Manipulação do Pescado. A iniciativa é da Unidade de Vigilância Sanitária, vinculada ao Centro de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. A cartilha foi idealizada pelo gerente da unidade, Antônio César Corrêa, em conjunto com a vigilante sanitária Antunes Beneri e com médico veterinário Cleber Rocha e elaborada pela equipe da Secretaria de Comunicação e Relações Institucionais de Rio Grande. 

O manual tem como objetivo o diálogo com os produtores de pescado na cidade, tendo como prioridade os aspectos básicos de higiene e sanidade na manipulação com os alimentos, com base no decreto estadual, salientando as demais normas sanitárias vigentes. O termo pescado refere-se aos peixes e todos os frutos do mar destinados a alimentação. Produzido de forma didática, o material exemplifica maneiras adequadas no trato com os alimentos, inclusive quanto ao uso de equipamentos e instalações. Além disto, explica e demonstra as melhores condições de armazenamento e conservação e as principais exigências legais para a comercialização de peixe em bancas e feiras, assim como determinações para o transporte.  

As boas práticas na manipulação visam proteger os alimentos de contaminantes físicos, químicos e biológicos, provenientes dos homens, animais e meio ambiente. A intenção é que o material possa contribuir no frequente diálogo a respeito das condições adequadas de armazenamento e conservação dos produtos. O manual pode ser retirado gratuitamente na Secretaria da Pesca e Vigilância Sanitária. 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895