A Prefeitura de Marau prepara a publicação do decreto de situação de emergência nesta quarta-feira, em razão dos prejuízos provocados pelas fortes chuvas que atingiram o município entre o final da tarde de terça-feira e a manhã desta quarta-feira.
Desde as 18h de terça-feira, as equipes municipais e os órgãos de atendimento já registraram mais de 120 chamados, envolvendo ocorrências na cidade e no interior. Entre os principais chamados estão danos em telhados de residências, obstrução de ruas e bueiros, além de pontos que necessitaram de intervenção para restabelecer as condições de trafegabilidade.
Na manhã desta quarta-feira, a administração municipal realizou uma reunião com a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a equipe de secretários municipais para avaliar os danos e definir as ações necessárias. As equipes seguem mobilizadas, atuando na desobstrução de vias, atendimento às ocorrências e manutenção de pontos afetados, além do monitoramento do nível dos rios.
Os trabalhos contam com a atuação conjunta das Secretarias de Infraestrutura e de Agricultura e Pecuária, além do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Até o momento, não há registro de pessoas feridas ou desabrigadas.
Orientações e atendimentos
A Prefeitura também disponibiliza orientações e atendimento à população que teve suas residências atingidas. Para problemas relacionados a telhados e necessidade de telhas, os moradores devem procurar a Secretaria Municipal de Habitação, que está realizando o atendimento junto à população.
Para situações de desobstrução de bueiros e vias na área urbana, a Secretaria de Infraestrutura está mobilizada. Já no interior, os atendimentos são realizados com o apoio da Secretaria de Agricultura e Pecuária.
Na área da Educação, as aulas regulares estão suspensas nesta quarta-feira nas escolas Afonso Volpato, no bairro Santa Rita, e Ernesto Dornelles, na comunidade de Veado Pardo. As demais escolas municipais seguem sendo monitoradas pelas equipes.
Em caso de emergência, o contato com o Corpo de Bombeiros deve ser realizado pelo telefone 193.
Marau prepara decreto situação de emergência após fortes chuvas
Prefeito registrou mais de 120 chamados, danos em telhados é o principal problema na cidade