Massa polar reduz as temperaturas no Rio Grande do Sul

Massa polar reduz as temperaturas no Rio Grande do Sul

Nesta semana, geada deve atingir grande parte do Estado

Correio do Povo

Frio em Porto Alegre.

publicidade

Após registro de neve no início do final de semana, em áreas de maior altitude de Santa Catarina, o domingo de Dia dos Pais iniciou com muito frio e com geada em diversas áreas do Rio Grande do Sul. De acordo com a Metsul Meteorologia, a tarde será amena a agradável, e a temperatura volta a cair acentuadamente no entardecer e no começo da noite.

O alerta de baixas temperaturas, emitido pela Sala de situação do governo do RS, segue até a próxima quarta-feira. Na segunda-feira, uma nova massa polar reduz as temperaturas, com mínimas de 1 a 5°C, e geada pontual na Serra, Norte, Campanha e Sul.

No Litoral e RMPOA, as mínimas ficam entre 6 e 10°C. As máximas variam de 8 a 12°C, abaixo de 6°C nas áreas altas da Serra. Na terça-feira, as temperaturas ficam negativas (-4 a 0°C) na Campanha, Sul, Centro, Norte, Vales e Serra, com geada em grande parte do Estado. Nas demais áreas, variam de 1 a 4°C. Máximas ficam entre 8 e 13°C.

]Na quarta-feira, as mínimas são de 1 a 5°C na maioria das regiões e -1°C na Serra, com chance de geada. Máximas variam de 14 a 18°C. Na quinta-feira, as mínimas sobem para 4 a 10°C, e as máximas vão de 16 a 24°C com o enfraquecimento da massa polar.

A Defesa Civil orienta alguns cuidados à população durante as temperaturas mais baixas, especialmente com pessoas vulneráveis: enfermos, idosos, crianças, pessoas em situação de rua e animais domésticos. É aconselhável manter-se agasalhado, evitar locais fechados (com pouca ventilação) ou locais com muita circulação de pessoas. Também é necessário redobrar a higienização das mãos e beber bastante água.

A previsão da MetSul Meteorologia é de ingresso de um reforço de ar polar com um ciclone intenso no Oceano Atlântico, distante da costa, que pode provocar novamente a ocorrência de neve no Planalto Sul Catarinense no começo da semana.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895