Melo diz que irá revogar quase 5 mil decretos durante a South Summit em Porto Alegre

Melo diz que irá revogar quase 5 mil decretos durante a South Summit em Porto Alegre

Em reunião-almoço do "Tá na Mesa", o gestor municipal também citou a intenção de privatização de parte dos serviços de saneamento

Kyane Sutelo

Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, fez um discurso sobre inovação e desenvolvimento da Capital, na Federasul

publicidade

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, disse que irá revogar quase cinco mil decretos durante o evento South Summit, que ocorrerá de 29 a 31 de março, no Cais Mauá de Porto Alegre. De acordo com a prefeitura, parte do que o chefe do Executivo municipal vem chamando de "revogaço" será voltado ao desenvolvimento econômico da cidade.

Durante fala da reunião-almoço Tá na Mesa, nesta quarta-feira, o gestor municipal também anunciou que novas medidas nas áreas de inovação e empreendedorismo devem ser anunciadas na próxima semana. Segundo ele, a redução de impostos realizada em sua gestão e a desburocratização dos licenciamentos beneficiou estes setores.

Privatização parcial do saneamento básico

O saneamento básico também foi abordado durante o Tá na Mesa. O prefeito afirmou que pretende entregar o tratamento de esgoto para a iniciativa privada, mantendo sob a gestão pública a distribuição de água. Ele defende que esses formato dobraria o investimento em drenagem urbana.

O vice-prefeito, Ricardo Gomes, se junto a Melo no palco, no momento do evento destinado à perguntas, e explicou que o tema está sendo debatido com vereadores, para construir um projeto e encaminhá-lo para apreciação legislativa na Câmara Municipal. "O caminho hoje é você potencializar os setores da prefeitura para serem bons fiscalizadores", defendeu Melo, reafirmando seu apoio às parcerias público-privadas no saneamento e em outras áreas.

Em sua manifestação, o prefeito ainda convidou os empresários presentes a conhecerem a atuação social da prefeitura e disse que os temas estão conectados. "Só há transformação social se houver empreendedorismo", afirmou. Melo pediu apoio à Federasul para financiar alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, que representarão o Brasil em um campeonato de robótica nos Estados Unidos, em abril. Segundo ele, a prefeitura investirá R$ 152 mil nas passagens. A ala jovem da Federasul garantiu apoio financeiro aos estudantes. O prefeito destacou que é preciso que o empresariado abra as portas para os jovens da rede pública de ensino. "O talento não tem cor, não tem classe social, tem que dar oportunidade", disse Melo.

Durante discurso, o presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, elogiou a forma como o prefeito articula a atuação da gestão pública com o setor privado. Segundo Costa, Melo "transformou" Porto Alegre, apostando no debate civilizado no campo das ideias. "[Ele] Tem sido exemplo de quem ouve, de quem busca o diálogo, de quem negocia, de quem sabe compor", elogiou o presidente da Federasul.

A entidade pediu que o prefeito sugerisse a melhor forma da Federasul apoiar a reforma tributária no formato que Melo defende, sinalizando apoio à simplificação que o prefeito apontou como melhor opção. Melo sugeriu um evento para debater o tema e disse que a entidade tem a credibilidade necessária para impactar decisões.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895