Mesmo com domingo nublado, Poa Day Run reúne mais de 3 mil corredores Porto Alegre

Mesmo com domingo nublado, Poa Day Run reúne mais de 3 mil corredores Porto Alegre

Evento reuniu famílias, namorados e grupos de amigos, que se concentraram na Rótula das Cuias, na Cidade Baixa

Felipe Samuel

Divididos nas modalidades masculina e feminina, participantes disputaram provas de 3km, 5km e 10km

publicidade

Mais de 3 mil corredores participaram neste domingo, em Porto Alegre, da primeira etapa do Circuito Hospital Moinhos de Vento Poa Day Run de 2023. O evento reuniu famílias, namorados e grupos de amigos, que se concentraram na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, na Rótula das Cuias, na Cidade Baixa, local escolhido para a largada das provas de 3km, 5km e 10km nas modalidades masculina e feminina. Nem mesmo o domingo nublado e de temperatura diminuiu o ânimo dos atletas para a 16ª edição do evento.

É o caso de Adriano Carvalho da Silva, 54, que atua na área de gestão ambiental no Hospital Moinhos de Vento. Na companhia do neto, Caio, 7, ele saiu cedo da Zona Norte, onde reside, para participar da prova de 10 quilômetros. Silva disputa as provas desde a primeira edição do evento. “Sempre tento fazer o circuito conforme está acontecendo. Hoje foi o de 10km. A próxima vai ser 16km. Fiz a prova em 39 minutos, um tempo excelente”, avalia.

Com um currículo invejável, que envolve 30 maratonas e a Travessia Torres-Tramandaí (de 84 quilômetros), Silva serve de inspiração para o neto, que sonha seguir os passos do avô. “Ele gosta de corridas. Sempre vai junto comigo em corridas como a do Diabetes e do Câncer. E também levo a minha neta Isabela, que tem 8 anos”, explica. O jovem Caio se preparava para fazer a prova infantil e o percurso de 200 metros. “Meu avô serve de inspiração, comecei a correr com ele”, afirma.

No futuro, Silva deseja contar com a companhia do neto nas provas de adultos. “A expectativa é correr junto”, destaca. “Vale a pena só estar aqui curtindo com o pessoal aqui numa boa. E na companhia do neto, melhor ainda”, completa. O superintendente administrativo do Hospital Moinhos, Evandro Luis Moraes, que participou da prova de 5km, afirma que o objetivo do evento é celebrar a vida e reunir pessoas de todas as idades e gêneros.

“Nosso propósito é cuidar de pessoas. E cuidar de pessoas é tirar as pessoas de casa num domingo, vir dar uma corrida, fazer essa confraternização bonita. São mais de 3 mil pessoas aqui, um recorde de inscrições nas 16 provas que fizemos. Isso confirma que a gente está no caminho certo e vamos continuar apoiando esse tipo de situação. A nossa instituição não vive para cuidar de doentes, vive para prevenir doença e tratar da saúde. Isso aqui é um grande exemplo disso”, reforça.
 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895