Militares do Exército de Santa Cruz do Sul fazem escolta a comboio com alimentos

Militares do Exército de Santa Cruz do Sul fazem escolta a comboio com alimentos

Os veículos foram escoltados desde a Região Metropolitana, de onde saíram pela manhã

Otto Tesche

Militares do 7º BIB escoltaram os caminhões com alimentos

publicidade

Quarenta militares do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), de Santa Cruz do Sul, escoltaram nessa quinta-feira um comboio de caminhões com cargas de alimentos na RSC 287. Nove veículos saíram de manhã da Região Metropolitana e dois chegaram a Santa Cruz do Sul por volta do meio-dia. Entre os demais, um foi acompanhado pelas tropas de segurança até Lajeado, quatro até Santa Maria e dois até Santo Ângelo. As cargas são para abastecer mercados.

A escolta ocorreu para que não houvesse risco de que os caminhões fossem parados em pontos de manifestação, embora já não haja concentração de caminhoneiros na maior parte do País. O trevo do entroncamento da BR 471 com a RSC 287, onde havia o principal piquete em Santa Cruz do Sul, está vazio desde a manhã dessa quinta. Os caminhões que estavam retidos deixaram o local ainda na tarde de quarta-feira com o suporte da Brigada Militar.

O grupo de manifestantes perdeu parte dos integrantes, mas continuou instalado na RSC 287 na noite de quarta-feira até a manhã de hoje. Além de Santa Cruz do Sul, os policiais também desmobilizaram bloqueios montados em Venâncio Aires, Encruzilhada do Sul, Pantano Grande, Rio Pardo e Novo Cabrais. Segundo o responsável pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, coronel Valmir José dos Reis, em nenhum lugar foi necessário o uso da força. Os policiais possibilitaram aos caminhoneiros que estavam parados contra a vontade seguir viagem no comboio.

Para garantir a passagem de cargas de medicamentos, alimentos, combustíveis e outros itens essenciais pelos bloqueios da RSC 287 e na BR 290, o 7º BIB de Santa Cruz do Sul também foi acionado. A unidade estava de sobreaviso, aguardando ordens do Comando Militar do Sul, desde sábado. As primeiras missões começaram quarta-feira. Segundo o subcomandante do 7º BIB, tenente-coronel Clairton Goelzer, o batalhão está recebendo as demandas da comunidade e repassando para 6ª Brigada de Infantaria Blindada de Santa Maria, que organiza a operação Estrada Livre na região. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895