Ministério da Saúde determina o desligamento de quatro médicos em Alegrete

Ministério da Saúde determina o desligamento de quatro médicos em Alegrete

Profissionais faziam parte do programa Mais Médicos

Fred Marcovici

publicidade

A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), divulgou em nota que recebeu determinação do Ministério da Saúde para o desligamento de quatro médicos do programa Mais Médicos, que está em transição para o Médicos pelo Brasil, instituído pela Lei nº 13.958 e executado pela Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps). Os profissionais estavam ligados às ESFs Piola, Vera Cruz, Rondon e ao programa itinerante Saúde vai ao Campo.

A prefeitura reitera que o Mais Médicos demonstrou ser uma das principais conquistas do movimento municipalista diante da dificuldade de realizar a atenção básica, com a interiorização e a fixação de profissionais médicos em regiões onde há escassez ou ausência de profissionais. O prefeito Márcio do Amaral está em Brasília e manterá agendas com as representações das entidades municipalistas, estaduais e federais organizando reuniões com o governo federal sobre a necessidade dos profissionais.

A Secretaria da Saúde vai adotar medidas que garantam a manutenção dos serviços de atenção básica de saúde. A situação gerada é de extrema preocupação, e exige superação em curto prazo. Nesse sentido, a SMS aposta no diálogo entre as esferas municipal, estadual e federal. “Enquanto aguardamos a rápida resolução do ocorrido pelo órgão competente, estamos certos de que nossos profissionais da saúde manterão o máximo empenho para seguir o atendimento à saúde de nossas comunidades”, garante o Executivo. Solicita-se aos alegretenses paciência e colaboração nos próximos dias, conclui o documento.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895