O Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) realizou neste sábado um passeio em homenagem aos 90 anos do Parque Farroupilha, a Redenção, em Porto Alegre. A atividade teve início às 10h, sob a coordenação do professor, pesquisador e historiador da arte José Francisco Alves. O objetivo foi valorizar e resgatar a memória de um dos espaços públicos mais representativos da Capital.
"Entre as atribuições constitucionais do MPRS, está a responsabilidade de zelar pela correta conservação do patrimônio histórico e cultural da comunidade. E a melhor maneira de fazer isso é investir na formação patrimonial. O objetivo do passeio é que as pessoas consigam entender melhor o que é a nossa identidade cultural. Todos os meses realizamos uma visita guiada em algum ponto diferente de Porto Alegre”, afirmou o coordenador técnico do Memorial do Ministério Público, o historiador Gunter Axt.
Nesta manhã, a iniciativa teve como foco os espaços remanescentes da icônica Exposição do Centenário Farroupilha. Isso porque a mostra, datada em 20 de setembro de 1935, marcou a inauguração oficial do parque e definiu sua denominação atual.