Cidades

Ministro Paulo Pimenta participa de assinaturas de contratos do Pronampe Solidário em São Leopoldo

Desde o lançamento do crédito especial, a Caixa já atendeu mais de 3,1 mil empresas gaúchas, totalizando cerca de R$ 374,4 milhões em concessão de crédito a microempresários

Programa é destinado para pequenos e médios empresários atingidos na área da mancha e que tiveram perdas, de faturamento ou máquinas
Programa é destinado para pequenos e médios empresários atingidos na área da mancha e que tiveram perdas, de faturamento ou máquinas Foto : Fernanda Bassôa / Especial CP

O ministro Extraordinário de Auxílio a Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, esteve na manhã desta sexta-feira em São Leopoldo, juntamente com prefeito da cidade Ary Vanazzi e o superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF) Renato Scalabrin, para assinatura de contratos de recursos do Pronampe Solidário, programa que vai beneficiar pequenas empresas da cidade duramente atingidas pela enchente de maio. A linha de crédito é destinada às micro, pequenas e médias empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, que podem contratar o valor máximo de 60% do faturamento do ano anterior, limitado a R$ 150 mil.

Os recursos são subsidiados pelo Governo Federal, com amortização de 40% na contratação dos recursos (subvenção), para municípios com estado de calamidade pública reconhecida pelo executivo federal. A linha opera com prazo para pagamento de 60 meses e carência de até 24 meses. Desde o lançamento do crédito especial, o banco atendeu mais de 3,1 mil empresas gaúchas, totalizando cerca de R$ 374,4 milhões em crédito concedido aos microempresários.

De acordo com o ministro Pimenta, São Leopoldo tem feito um esforço enorme não só para reconstruir a cidade, mas para garantir a manutenção da atividade econômica a principalmente a manutenção dos empregos. “A Caixa tem sido uma grande parceira neste sentido. O Pronampe Solidário é um programa que tem tido uma resposta excelente. É um recurso barato, com dois anos de carência, juros baixos, ágil, sem burocracia e que atende o pequeno empresário. É um recurso para aqueles que perderam equipamentos e máquinas durante a enchente. Cada contrato assinado é a retomada de um sonho, da história de uma família.” Segundo Pimenta cerca de 15 mil contratos já foram assinados até agora.

O superintendente da Caixa, Renato Scalabrin, disse que Pronampe solidário é uma alternativa muito importante para o momento. “É um programa para pequenos e médios empresários que foram atingidos na área da mancha e que tiveram perdas, seja de faturamento ou de maquinas. É uma operação que possibilita um período de reconstrução e uma condição da manutenção dos empregos. Isso vai fazer a diferença, pois além da retomada dos negócios e da manutenção dos empregos, o programa vem com o propósito de fazer a economia funcionar.”

O prefeito Ary Vanazzi garante que esse programa junto com outros que vem sendo criados pelo Município vai auxiliar os 20 mil pequenos empreendedores que tiveram problemas na cidade. “É um recurso destinado ao recomeço. Com certeza vamos recuperar a economia local. Esse micro crédito nos dá esperança.” Rodolfo José Algayer, que tem um açougue há 40 anos no Centro da cidade e foi atingido pela cheia, perdeu maquinário do estabelecimento. “Acreditávamos que poderíamos recuperar algum equipamento, mas não conseguimos. Então a família resolveu aderir ao programa, pois é uma linha de crédito facilitada, com juros baixos. Temos certeza que vamos nos recuperar.”